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Wed Jan 15 14:56:10 GMT-03:00 2020
Mercado e Vendas
Carnaval: abram alas para as oportunidades de negócio
Saiba como aproveitar a data para lucrar, agregar valor à sua marca, ter ideias criativas e, claro, alegrar-se com tudo isso! Vem com a gente!
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O Carnaval já começou! Você pode até estranhar, achando que a festa é só em fevereiro, mas a folia antecipada aquece a economia e pode proporcionar resultados positivos em muitos setores.

A expectativa para o período em 2020 não é para menos. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as previsões vêm sendo superadas nos últimos anos, com aumentos de até 2% na economia do país.

Para você não ficar de fora dessa farra, é bom entender que não dá para esperar o Carnaval passar para se mexer. Os preparativos para a comemoração exigem agilidade e clareza do que fazer.

Vamos observar essa data como uma oportunidade para incrementar as vendas?

Potencial de vendas

No Carnaval, tem gente que vem e gente que vai: pessoas que vêm do interior para a capital, ou até de fora do país para as grandes folias. Alguns saem da cidade e procuram o aconchego das áreas rurais. Temos ainda as compras nas avenidas, as idas a restaurantes, hotéis e pousadas. Ou seja, são muitos os nichos beneficiados.

É uma época em que se compra mais (e coisas diferentes). E a grande pergunta é: você consegue se planejar e aproveitar isso para o seu negócio? Confira alguns conteúdos especiais sobre o tema para ajudar na preparação do seu negócio:

Segmentos campeões de vendas

No Carnaval e no mês que o antecede, três são os segmentos que mais se destacam em volume de vendas: alimentação e bebidas, turismo e transporte.

E faz todo o sentido, não é mesmo? Afinal, o Carnaval é uma festa que atrai turistas do mundo todo. Então, quem estiver preparado para receber bem a massa de viajantes que vai aportar em terras brasileiras vai faturar alto no período.

E para ajudar você a pensar em como o seu negócio pode aproveitar essa chance para crescer, elaboramos 5 dicas.

 Faça promoções

Que tal inverter a lógica? Em vez de aumentar os preços, coloque um produto em destaque justamente porque estará sendo oferecido por um valor menor. Você fará com que mais clientes se interessem pela sua vitrine, seja ela física ou não. E se a promoção for, ainda, uma campanha que estimule o cliente a voltar? Bônus e cupons promocionais são sempre bem-vindos.

Oferte produtos novos

Você sabe dizer qual produto só poderia ser comercializado nessa época do ano por conta do Carnaval? E como ele poderia ser ofertado por você? Talvez, não saiba já, mas se prestar atenção, pode estar com ele na prateleira até lá. Observe!

Aposte em embalagens personalizadas

Assim como na hora de escolher a fantasia de Carnaval, um detalhe na embalagem também pode fazer toda a diferença. Aliás, o valor das coisas está no que transferimos para elas. Então, caprichar em uma embalagem personalizada para a data pode ser uma ótima saída. Se conseguir que ela tenha alguma utilidade para a folia, melhor ainda. A criatividade não tem limites nessa hora!

 Esteja presente

Gostando ou não de sambar, querendo atrair clientes foliões ou não, mostre a que veio nesse Carnaval. Não deixe a data passar em branco: arregace as mangas, esteja presente nas redes sociais, tenha o portal atualizado. Eleja a opção de aparecer e brilhar. Vale até usar algum adereço diferente se o seu negócio comportar e permitir essa possibilidade.

Fidelize clientes

Esse é um bom período para vender, sim. E já falamos aqui da quantidade de movimentações que o Carnaval oferece. Porém, é também um bom período para fidelizar clientes. Quem vai querer voltar no ano que vem? Por quê? Quais serão os motivos? Pense nisso.

 

Faça um dinheiro extra na folia

Se você trabalha no ramo da costura, vai gostar desta ideia: muitas pessoas procuram serviços de customização de fantasias e abadás nesta época do ano, e você pode se especializar nisso. Ou então, se arrasa na maquiagem, pode começar a fazer makes nos foliões que querem sair pintados para a festa. Afinal de contas, estilo e diferenciação são essenciais para se destacar na multidão do Carnaval.

Ah, e se ainda está pensando se dá tempo de abrir um negócio até o Carnaval, confira as seguintes ideias de negócio:

Não fique de ressaca

O ano começa antes do Carnaval. E, depois dele, tem mais!

O ano está só começando, mas existem muitas datas que podem ser bem aproveitadas pelo seu negócio. Faça do Carnaval apenas mais uma ocasião perfeita para faturar, agregar valor à sua marca, expandir a sua rede de contatos e, principalmente, ter excelentes ideias que poderão não só ser usadas no próximo ano, como também nas próximas ocasiões comemorativas.

Não perca o ritmo!

Nós esperamos que você tenha se divertido com essas dicas e que possa aproveitá-las para ter um Carnaval incrível nos negócios. O Sebrae também oferece cursos de educação a distância que podem ajudar você a melhorar ainda mais as suas vendas no Carnaval:

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