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Tue May 31 08:28:22 BRT 2022
Mercado e Vendas | LOJA ONLINE
Cinco motivos para investir na venda online de alimentos e bebidas

Um brinde à inovação: desde 2020, e-commerce de alimentos e bebidas cresceu 213%; para 2022, projeção é de nova alta no faturamento

· 05/05/2022 · Atualizado em 31/05/2022
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A pandemia de Covid-19 impulsionou o comércio online como um todo. Isoladas em casa devido à quarentena, as pessoas passaram a realizar muito mais compras por e-commerce. 

Em artigo publicado recentemente, Andréa Fernandes, CEO do TGroup (ecossistema de tecnologia e inteligência de e-commerce para negócios), ressalta que, no setor de alimentos e bebidas, as compras online tiveram um incremento de 213%. 

Isso mesmo: as vendas online de bebidas e alimentos saltaram de aproximadamente R$ 1 bilhão, em 2019, para R$ 2,4 bilhões em 2020 e R$ 2,8 bilhões em 2021.

Mas vale a pena investir nesse tipo de negócio? Vale sim! Confira cinco motivos para apostar no e-commerce de alimentos e bebidas:

  • Uma pesquisa feita pela Neotrust, empresa de soluções de inteligência em e-commerce, estima que o faturamento em comércio de alimentos e bebidas online para este ano é de um novo crescimento de 18% em faturamento em Alimentos & Bebidas. 
  • Brasileiros são assíduos consumidores de produtos de bomboniere; doces e sobremesas; frios e laticínios; carnes, aves e pescados; condimentos; e produtos hortifruti. Apostar na venda online desse tipo de mercadoria tem grandes chances de dar certo porque, desde a pandemia, cresceu bastante a adesão do consumidor a esse modelo de compra.
  • Cerveja e chope fazem parte do dia a dia dos brasileiros. Mas, quando o assunto é faturamento, vinhos e uísques se revelaram mais lucrativos. Por isso, um negócio de vendas de bebidas online diversificado tem tudo para se tornar rentável.
  •  Os brasileiros são o povo que mais passa tempo no celular, segundo relatório da consultoria AppAnnie. Em 2021, usuários no Brasil passaram mais de cinco horas diárias acessando a Internet via smartphone. Também em 2021, a consultoria Newzoo divulgou uma pesquisa que estimava em 109 milhões o número de brasileiros que possuem smatphone. Junte essas informações e imagine o potencial de qualquer negócio online diante desse enorme público consumidor!
  • Apesar do enorme crescimento do e-commerce nos últimos anos e das perspectivas já assinaladas para 2022, o potencial de expansão pode ser ainda maior e mais duradouro: a população ainda prefere as lojas físicas para adquirir alimentos e bebidas, medicamentos e produtos para pets, apontou um levantamento da consultoria MindMiners, realizado no segundo semestre de 2021. Ou seja: ainda há muito público a ser cativado para o seu negócio!

E para o seu negócio decolar, do que você precisa? Nós reunimos aqui alguns insights:

  •  Qualidade: o consumidor usa muito as redes sociais e pode fazer reviews negativos caso se frustre com a qualidade dos produtos recebidos. Um review negativo pode não afetar o negócio, mas se essas avaliações ruins se tornarem frequentes, você terá um bocado de dor de cabeça. Já o consumidor satisfeito se torna fiel e pode multiplicar o seu público por meio de recomendações positivas. 
  • Entrega eficiente: o tempo de entrega se tornou um fator determinante para a satisfação do consumidor. Quanto mais ágil for a entrega, mais satisfeito se tornará o cliente.
  • Bom estoque: é frustrante colocar um item no carrinho virtual e, na hora do checkout, descobrir que ele está em falta. Mantenha em estoque todos os produtos que você deixa disponíveis na loja online.
  • Foco no cliente: não discuta com o consumidor. Faça o que estiver ao seu alcance para deixá-lo satisfeito. Jeff Bezos, CEO da Amazon, disse em uma entrevista: “Antes, se você deixasse um cliente feliz, ele contava a cinco amigos. Agora, com o megafone da internet, sejam avaliações de clientes on-line ou redes sociais, eles podem contar a 5.000 amigos.”

Gostou dessas dicas? O Sebrae elaborou um material muito interessante sobre comércio online, que vai enriquecer ainda mais os seus conhecimentos sobre o assunto. Clique aqui e confira! 

Saiba mais

Leia mais sobre o comércio online de alimentos e bebidas (e suas perspectivas) clicando aqui.

Veja aqui e aqui como os brasileiros são usuários ativos de smartphones e da internet via celular.

Saiba mais sobre preferências do consumidor clicando aqui.

Confira aqui algumas dicas para fazer o seu e-commerce de alimentos e bebidas decolar!

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