this is an h1

this is an h2

Wed Jun 29 09:49:37 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING DE VAREJO
Cocriação: empoderamento e satisfação estimulam bons resultados

Criar ambientes físicos ou digitais que permitam a criação colaborativa pode gerar oportunidades de crescimento para o pequeno empreendedor.

· 14/06/2022 · Atualizado em 29/06/2022

Duas costureiras em seu atelier

Uma das grandes estratégias para estreitar os laços com os clientes e também para atrair novos públicos, a cocriação - ou criação colaborativa - é uma das apostas do mercado da moda atual e ganhou força entre os empreendedores que buscam consumidores conscientes e não adeptos da moda descartável. Essa tendência baseia-se no conceito de Open Design, que tem inspiração no chamado open source (código aberto) do mundo da tecnologia de informática. No segmento da moda, o Open Design chega por meio do compartilhamento de moldes, fortalecendo a conexão dos consumidores com as peças criadas. Assim, o estilista não é mais o único responsável pela concepção de uma peça de roupa ou coleção, que passa a ter a colaboração de vários atores.

Muitas empresas já apostam nesse modelo de repensar a moda, viabilizando a elaboração de coleções em colaboração com os consumidores. Entre os conceitos que fazem parte desse novo modelo estão a sustentabilidade, a colaboração e a diversidade, que podem estimular uma nova maneira de vivenciar o consumo. Importante destacar que a cocriação atende a tendências de um novo consumidor, mais informado, consciente, ativo, capaz de comparar empresas, marcas e produtos.

Se você pensa, porém, que a cocriação é uma estratégia das grandes marcas da moda, é preciso lembrar que ela pode trazer muitos benefícios também para os pequenos negócios.

Benefícios e parcerias

A experiência que o cliente vivencia de não ser mais tão somente o consumidor final, mas, sim, de participar ativamente do processo de criação gera satisfação, fazendo com que se crie uma rede de relacionamentos entre a empresa, seus fornecedores, consumidores, estilistas, designers de moda, costureiras, parceiros comerciais, enfim, entre todos os atores do Open Design.

Uma das grandes vantagens de se aderir ao sistema de cocriação é que ele atende a uma das tendências do mundo da moda atual: a moda sustentável. Isso porque um dos conceitos ligados ao sistema de cocriação é o slowfashion, ou seja, uma moda mais lenta, menos acelerada, que vai contra o modismo excessivo e a produção de peças com baixa qualidade e o consequente descarte indiscriminado de roupas.

A cocriação permite ainda uma dinâmica de troca e de partilha de conhecimento entre os usuários dos espaços que praticam o Open Design. Assim, pode-se dizer que o processo de criação tem a mesma relevância do produto final. Mas atenção! Saber escolher as parcerias para iniciar e desenvolver o processo de cocriação é fundamental. Ter, por exemplo, um profissional especialista na área de design para ministrar as cocriações, mesmo que seja como consultor, é essencial.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é um dos parceiros que o pequeno empreendedor pode procurar para saber mais sobre as vantagens de implantar o sistema de cocriação. Veja também no final deste artigo sugestões de cursos e materiais disponíveis sobre o assunto.

Formas de desenvolvimento

Implantar o sistema de cocriação na empresa exige tempo e consciência social, podendo ser feito de várias formas, tais como:

  • Disponibilização de moldes e equipamentos para que os próprios consumidores, sob a orientação de monitores, cortem e costurem a sua peça de roupa em espaço físico.
  • Compartilhamento de moldes para download (gratuito ou vendido) em site, com instruções para montagem das roupas.
  • Criação de canais de pesquisa e opinião do consumidor acerca das roupas, calçados e acessórios a serem produzidos, levando em consideração, evidentemente, as necessidades e desejos do público-alvo. Isso permitirá que as criações tornem-se mais assertivas.
  • Workshop de cocriação: com auxílio de um designer e usando técnicas de grupo, a empresa chama os seus clientes agerarem novas ideias para uma coleção.

Lembre-se de que a cocriação atende aos interesses do empreendedor, do consumidor, bem como dos parceiros e fornecedores, por isso os produtos colaborativos não são apenas uma tendência do mercado da moda, mas um processo que pode trazer excelentes resultados, empoderamento e satisfação para todos que estão envolvidos.

CURSOS:

Avaliando as vendas do seu negócio: descobrir como mapear a concorrência para avaliar o posicionamento da empresa no seu mercado de atuação e, como bônus, conhecer as etapas do funil de vendas.

Sobre o curso: o sonho de todo microempreendedor é aumentar seu volume de vendas e ver seu negócio crescer. Neste curso, nós oferecemos as ferramentas certas para alcançar esse objetivo. Nele você vai aprender a fazer uma avaliação e um planejamento de vendas bem-feitos e ter resultados cada vez melhores.

O que preciso saber sobre marketing e vendas? Neste curso você terá todas as respostas de que precisa para se comunicar de forma estratégica com o mercado e com os seus clientes, aumentando e qualificando as vendas do seu negócio criativo.

Sobre o curso: se preferir, faça o curso via WhatsApp, aplique o conhecimento na prática, estude onde e quando quiser e receba conteúdos exclusivos em diferentes formatos de mídia. 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora