this is an h1

this is an h2

Tue Apr 26 10:17:02 BRT 2022
Finanças | DESPESAS
Como as empresas podem economizar água e evitar desperdícios

Ganhos com a racionalização do consumo não são apenas ambientais

· 06/04/2022 · Atualizado em 26/04/2022
Imagem de destaque do artigo

A água pode não ser a origem de todas as coisas, como pensava o filósofo Tales de Mileto na Antiguidade, mas, mesmo nas complexas sociedades contemporâneas, ela continua sendo um elemento primordial para a sobrevivência dos seres vivos. O problema é que, embora esteja presente em mais de 70% da superfície do planeta Terra, a água potável disponível para o consumo é só 1% do total. Daí a importância de sua preservação.

E a escassez de água é agravada por períodos de seca ou poucas chuvas, a chamada “crise hídrica”, como a que vivemos no Brasil em 2014. Essa situação baixa o nível dos reservatórios e de hidrelétricas e pode provocar, além da escassez de água, apagões no fornecimento de energia elétrica. 

Segundo dados da Agência Nacional da Água (ANA), a agricultura é a maior consumidora de água no país, sendo responsável por 49,8% do total. Em seguida vem o abastecimento urbano, com 24,3%; e a indústria, com 9,7%. A ANA prevê ainda que o consumo de água no Brasil deve crescer 24% até 2030. Hoje, o Brasil usa, em média, 2,83 milhões de litros de água por segundo. Em 2030, esse total deve superar 2,5 milhões de litros/seg. 

Além disso, estudos mostram que quase 40% da água potável produzida no Brasil, suficiente para abastecer 63 milhões de brasileiros, é desperdiçada.

Infográfico

Neste contexto, economizar é fundamental para que se possa ter água potável por mais tempo. Diminuir o tempo gasto no banho e na escovação de dentes são algumas das medidas mais lembradas para evitar o colapso do fornecimento de água potável. Mas é claro que isso não é suficiente.

As empresas, que têm papel importante tanto no consumo urbano quanto no consumo industrial, são essenciais no enfrentamento dessa questão. Principalmente porque os ganhos que elas podem ter cuidando de seus recursos hídricos não são apenas ambientais, mas também econômicos. 

De acordo com o engenheiro Diogo Almeida, da AF SW Saneamento, uma empresa com maior segurança hídrica, além de não se tornar refém de períodos de seca, por exemplo, pode ter ganhos econômicos significativos com cuidados com seus efluentes e reúso de água, além de evitar problemas judiciais causados por problemas ambientais.

Os pequenos empreendedores também podem colaborar nesse processo de uso racional da água. Para auxiliá-los nessa tarefa, o Sebrae elaborou manuais de Gestão da Água e de Conservação e Reúso da Água na Indústria. 

O uso sustentável da água requer cuidados simples do pequeno e microempresário, como atenção aos pequenos vazamentos, reajuste de torneiras que vazam muito, verificação frequente de hidrômetros, detecção de fontes de desperdício e adoção de tecnologias economizadoras de água. Já o armazenamento da água de chuva pode ser um recurso importante para se contar com água limpa durante todo o ano. Essa água pode ser usada para descarga de vasos sanitários, lavagem de pisos, irrigação, rega de jardins e combate a incêndios, entre outros. 

Saiba mais

Veja aqui como algumas empresas estão economizando água.

Saiba quanto é o desperdício de água no Brasil clicando aqui.

Conheça aqui e aqui os manuais do Sebrae sobre Gestão da Água e Conservação e Reúso da Água na Indústria.

.

Telegram

 Participe você também, acompanhe as notícias
e dicas para sua área de atuação.

Confira abaixo os canais já existentes no Telegram: 


Sebrae Beleza

https://t.me/sebraebeleza


Sebrae Moda

https://t.me/sebraemoda


Sebrae Bares e Restaurantes

https://t.me/sebraebareserestaurantes


Sebrae Varejo de Alimentos e Bebidas

https://t.me/sebraevarejodealimentos


Sebrae Mei de Alimentação

https://t.me/sebraemeialimentacao


 Sebrae Turismo

https://t.me/sebraeturismo


 Sebrae MEI

https://t.me/sebraemei


Sebrae Marketing Digital

https://t.me/sebraemarketingdigital



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora