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Mercado e Vendas | MIDIAS SOCIAIS
Como criar o seu calendário de publicações para redes sociais

Aproveite essa ferramenta estratégica para organizar a sua presença digital e otimizar o seu tempo.

· 22/06/2022 · Atualizado em 20/07/2022
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O calendário de publicações é uma ferramenta estratégica para fortalecer a sua presença digital e otimizar o seu tempo. Trata-se de uma representação visual do seu planejamento nas mídias sociais, cujo objetivo é ajudar o empreendedor a organizar seus conteúdos ao longo de todo o mês.

As redes sociais fazem parte do dia a dia de aproximadamente 80% da população brasileira (Digital 2022 – Brazil). Dados de abril de 2022 mostram que os brasileiros gastam, em média, 3 horas e 47 minutos por dia nessas plataformas. Esse cenário mostra que oportunidades de vendas e fechamentos de negócios nesses ambientes são grandes e não devem ser desperdiçados. 

Geralmente, os calendários de publicações auxiliam no agendamento de posts e campanhas, além de servirem para organizar e visualizar prazos dos próximos conteúdos. Esses cronogramas podem ajudar o empreendedor a rastrear e testar suas estratégias de marketing digital, já que ele tem como revisar e analisar o engajamento do que está sendo publicado. 

Ao planejar as suas publicações e ter isso sistematizado, é possível trabalhar melhor o marketing de conteúdo a seguir um fluxo ou uma evolução do que é postado, sem repetições e com regularidade.

Por que planejar?

Um calendário de publicações:

  • Organiza melhor a sua equipe de marketing de conteúdo e mantém a frequência e a regularidade das suas publicações;
  • Facilita o acompanhamento do engajamento e dos resultados dos posts. Assim, você consegue ver os interesses do seu público e os melhores dias e horários das postagens, por exemplo;
  • Ajuda a ter atenção às datas comemorativas e feriados, que geram campanhas especiais de vendas.

Como criar um calendário de publicações?

Separamos algumas dicas para você adaptar e criar o seu calendário de posts para as redes sociais.

  1. Saiba para quem você está falando e quem é a sua persona. Também é importante definir onde ela está, ou seja, em qual rede social você deve publicar.
  2. Pesquise os interesses dos seus clientes, o que a sua concorrência está fazendo e quais são as tendências do mercado. Aproveite ferramentas como Google Trends e Answer The Public que mostram o que o usuário da internet está buscando por meio de palavras-chave.
  3. Faça duas listas de conteúdos relacionados à sua empresa e à sua marca.
  4. Estabeleça uma frequência de publicação. O ideal é que você mantenha algum tipo de contato com seus seguidores através de publicações diariamente.
  5. Faça o seu calendário quinzenal ou mensal, contendo a data,o  formato, o conteúdo e em qual rede social será feita a publicação, além dos recursos necessários para a criação dos posts.

Ferramentas para criação de calendários

Conheça algumas ferramentas que podem ajudar você a criar o seu cronograma de postagens nas redes sociais. 

  • Google Calendar ou Google Agenda: aplicativo que pode ser acessado por um computador ou pelo celular no qual é possível detalhar tarefas e determinar horários.
  • Planilha no Excel: planilhas on-line que disponibilizam modelos de calendários em.
  • Trello: aplicativo de gerenciamento de projetos que também oferece a função Calendário, com eventos, checklists, datas de entrega, entre outros.

Aproveite para ouvir o podcast do Sebrae: Escuta essa, empreendedor - Calendário de publicação para redes sociais.

Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:

GUIA COMPLETO de como ser um produtor de conteúdo nas redes sociais 

EBOOK: A importância da criação de conteúdo para o seu negócio

E aproveite os cursos do Sebrae:

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