this is an h1

this is an h2

Thu Oct 13 11:02:56 BRT 2022
Inovação | RECURSO TECNOLÓGICO
O registro de domínio na internet e sua importância para a marca

Aprenda a registrar o domínio da sua marca na internet, veja a sua importância na busca pela sua empresa e entenda as regras desse processo.

· 14/02/2014 · Atualizado em 13/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar
Registro de domínio

Um domínio virtual, ou endereço de site, nada mais é do que o endereço físico de um site na internet, ou seja, aquele que você digita no espaço em branco para acessar uma página. Esse endereço é importante para as marcas atingirem e fidelizarem seus consumidores.

Mas nem todas as empresas conseguem registrar o seu domínio com o nome idêntico ao da marca. O registro de domínio é de quem “pegar primeiro”, podendo a empresa recomprar o domínio, tentar a posse por ação judicial ou registrar um domínio alternativo. Esse processo não é como o de registro de marca no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), o qual fica sujeito a análise e contestação.

Nesses casos, a empresa precisa ser criativa para escolher um domínio que represente a sua marca. Pode-se complementar o domínio com outra palavra, como uma que identifique o seu segmento. Muitos negócios que estão sendo criados usam como critério a disponibilidade de um domínio para escolher sua marca.

Complementar ao endereço, há a terminação, que pode ajudar a identificar a característica do site. No Brasil, a mais popular é a “.com.br”, regulamentada pelo órgão Registro.br.

Antes, apenas empresas podiam registrar os domínios com a terminação “.com.br”, mas, hoje, ela também está liberada para pessoas físicas. Uma vez identificado o domínio desejado, o empreendedor pode fazer uma proteção da marca na internet, registrando todos os domínios relacionados para que outras empresas ou pessoas não os registrem.

FAVORITAR
Botão favoritar
Como fazer

Algumas regras devem ser seguidas para a solicitação do registro de domínio:

  • O nome deve ter no mínimo 2 e no máximo 26 caracteres, não incluindo a sua categoria (“.com”, “.org”, “.br” etc.);
  • Os caracteres válidos são: as letras do alfabeto (A a Z), os números ordinais (0 a 9) e o hífen;
  • Um domínio não pode conter somente números;
  • O hífen vale como separador entre palavras.

Ao solicitar o domínio, não insira o famoso “www”. O correto é registrar o nome da seguinte maneira: nomedodominio.com.br.

Documentos necessários para o registro do domínio

Para a pessoa jurídica, são exigidos os seguintes documentos, de acordo com a extensão do domínio a ser registrado:

Dos profissionais liberais e das pessoas físicas exige-se apenas a comprovação de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda (CPF/MF).


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?