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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Como gatilhos mentais podem colaborar para o aumento das suas vendas

Gatilhos mentais são ferramentas estratégicas do marketing digital que devem ser utilizados de forma correta e responsável.

· 22/06/2022 · Atualizado em 21/07/2022
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Os gatilhos mentais são estratégias, utilizadas pelo marketing digital, para convencer o cliente a fechar negócio. Quando uma loja faz um post ou uma carta de vendas dizendo que o seu produto é único, que só tem uma peça e que o cliente está recebendo em primeira mão a oferta, ela está utilizando gatilhos mentais. Nesse caso, de exclusividade e urgência. 

O gatilho mental é esse empurrão que falta para o cliente efetivar a compra. De modo geral, são estímulos comportamentais que levam as pessoas à ação. Eles são diversos e o empreendedor pode utilizar somente um ou vários ao mesmo tempo.

Mas, antes de qualquer convencimento, você deve conhecer e compreender o seu cliente, buscando saber se ele gosta de exclusividade ou se ele só compra quando os produtos estão acabando, por exemplo. Nem todos os gatilhos servem para todo e qualquer negócio. Saber quem é o seu cliente é essencial para que você escolha os gatilhos mentais ideais. 

Outro ponto importante é que os gatilhos mentais devem ser utilizados com responsabilidade e ética. Se você diz que as inscrições para o seu curso on-line acabam amanhã, elas devem acabar amanhã. Não cumprir com o combinado pode custar a sua credibilidade e a imagem da sua marca, além da fidelização do seu cliente. 

Ao fazer marketing digital e marketing de conteúdo, seja nas redes sociais, blogs ou por e-mail, você está criando e mantendo um relacionamento com o seu cliente. Ali se constrói a imagem e a presença da sua marca. Não basta o consumidor conhecer o seu produto, você utiliza o marketing para atrair, mas também para reter e fidelizar. Os gatilhos parecem, num primeiro momento, somente ações de atração, mas, se bem trabalhados, também ajudarão na fidelização do seu cliente. 

Em qualquer ação estratégica que uma empresa faz para a venda de um produto ou serviço, é necessário utilizar pelo menos um dos gatilhos mentais para que a comunicação “fisgue” a atenção e a consideração dos clientes. Os gatilhos mentais são, portanto, elementos essenciais da escrita persuasiva. 

Isso porque são ferramentas que ajudam a despertar emoções por meio de frases ou palavras de impacto. No site ou nas redes sociais, por exemplo, é extremamente importante que os conteúdos criados estejam utilizando corretamente os gatilhos mentais.

Veja como você pode usar alguns gatilhos mentais na sua estratégia:

  • Autoridade: o gatilho da autoridade exige a confiança do cliente. Seu objetivo é assegurar que o seu produto ou serviço tenha credibilidade. Quando uma empresa fala que tem 25 anos de tradição no mercado, ela está utilizando esse gatilho, assim como quando um profissional fala da sua formação para oferecer um curso on-line, mostrando que é especialista naquela temática e que o cliente pode confiar.
  • Escassez e urgência: com esse gatilho mental, você mostra que, se o seu cliente não fechar o negócio, ele pode perder uma grande oportunidade. Quando o vendedor fala que o produto tem quantidade limitada e o interesse por ele é alto, ele está utilizando esse recurso. 
  • Prova social: a prova social está relacionada com a aceitação pessoal e com o que os outros pensam do seu cliente. Esse gatilho mental diz que inúmeras pessoas, por exemplo, aprovaram aquele serviço e mostra os depoimentos ou pesquisas de mercado para comprovar o que está dizendo.
  • Reciprocidade: acontece quando alguém dá algo sem pedir nada em troca, mas, nesse caso, o cliente se sente obrigado a retribuir. Por exemplo, o conteúdo entregue por meio de um webinário de três dias ou brindes que o lojista envia para o cliente.

Não se esqueça de que conhecer o comportamento do consumidor é o primeiro passo para uma estratégia de sucesso no marketing digital. Conheça a Consultoria: comportamento do consumidor e marketing de relacionamento.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Gatilhos mentais: 6 dicas que podem aumentar as vendas

Conheça técnicas de venda: preço, gatilhos e promoções

E aproveite os cursos do SEBRAE:

Marketing digital para sua empresa: primeiros passos

Marketing digital para sua empresa: reforçando sua presença


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