this is an h1

this is an h2

Mon Feb 13 11:03:35 BRT 2023
Planejamento | SUSTENTABILIDADE
Como instalar um sistema fotovoltaico

Instalar energia solar em casa ou empresa já é acessível para a maioria das pessoas que pagam altas contas de luz. Saiba como fazer.

· 20/01/2023 · Atualizado em 13/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Com o aumento constante da conta de luz, devido ao uso de termelétricas caras e poluidoras, instalar um sistema de energia solar tornou-se uma ótima opção para reduzir os custos do seu negócio e para o meio ambiente. E o mais legal é que essa tecnologia já é acessível para a maioria das pessoas que pagam altas contas de luz em casa ou na empresa.

Instalar energia solar é mais fácil do que parece, mas a instalação precisa ser feita por uma equipe qualificada.

O primeiro passo para iniciar o projeto fotovoltaico e instalar energia solar no seu negócio é analisar as contas e o consumo de energia elétrica mensal em quilowatts/hora. É com base nesse número que poderá calcular o "tamanho" do sistema solar necessário para atender a sua demanda. Para calcular com precisão o custo da instalação solar, deve-se usar o consumo médio mensal de energia, que é a média dos últimos 12 meses.

E, com base no consumo mensal de energia mostrado em sua conta de energia elétrica, o empreendedor poderá simular as especificações técnicas da instalação solar em sua empresa. É muito fácil, basta acessar algum simulador solar, disponibilizado de forma gratuita por diversas empresas, preencher seu consumo mensal de energia em kWh, seu CEP, nome e e-mail. Com base apenas no seu consumo e na sua localização, ele poderá calcular a economia de energia e o período de retorno da sua instalação solar fotovoltaica, bem como o número de painéis fotovoltaicos, a energia solar mensal e a área necessária para a instalação do painel solar.

Depois de saber os detalhes do consumo de energia mensal em kWh e as especificações técnicas para instalação de energia solar na sua casa ou empresa, o próximo passo é solicitar um orçamento e descobrir quanto custa o seu projeto. Aqui, você pode conferir uma coletânea de linhas de crédito que o Sebrae organizou e que podem te auxiliar no financiamento e gestão do seu projeto.

Outro passo importante é a instalação. Não é recomendado que o empreendedor realize a instalação por conta própria por dois motivos: o processo é perigoso e pode causar acidentes graves em pessoas não estão qualificadas para este trabalho. Além disso, a solicitação para conectar seu sistema solar à sua empresa, é preciso ser feita por um agente autorizado por uma concessionária de energia, e somente engenheiros e técnicos em eletricidade têm essa autorização.

Acompanhe agora o procedimento padrão para instalação:

  1. Visita técnica em sua residência ou empresa para a definição do orçamento;
  2. Elaboração do projeto de instalação de painéis solares;
  3. Cuidar para que o revendedor adiante o processo burocrático de conectar seu sistema à rede e obter autorização mais rapidamente quando tudo estiver instalado;
  4. Instalação do sistema solar no local mais adequado;
  5. Pronto, você está gerando sua própria energia renovável a partir do sol e não precisa mais se preocupar com o aumento da conta de luz!

Energia solar, um bom negócio

Nessa etapa, o Sebrae destaca uma oportunidade de negócio: no cenário de sistemas fotovoltaicos, você pode empreender no ramo de revenda de sistemas solares ou como prestador de serviço na instalação de placas e inversores solares. Nesses casos, é sempre essencial a busca contínua por qualificação na prestação de serviço.

Como é instalado o sistema de energia solar:

  1. Prepare o local de instalação dos painéis solares de acordo com o layout projetado para o sistema: a equipe de instalação é responsável por definir o melhor local para instalação, geralmente, no telhado do imóvel;

  2. Instalação dos “suportes” dos painéis solares no telhado de barro: Conforme o layout, retire as telhas nas posições corretas, e a seguir aparafuse os “suportes” nestes pontos, servindo de base para a fixação do sistema. Em coberturas metálicas a instalação é mais simples, os suportes são parafusados na própria telha metálica, garantindo segurança e evitando penetração;

  3. Instalar os "trilhos" que fixam os painéis solares: as estruturas de fixação são todas pré-fabricadas, geralmente de alumínio. O trilho se encaixa perfeitamente no suporte, tornando-o um local ideal para instalar painéis solares;

  4. Instale o painel solar no trilho e conecte os cabos: Após a fixação do trilho, instale o painel solar no lugar e conecte os cabos;

  5. Conecte os painéis solares ao inversor solar e instale o inversor na rede da sua casa ou empresa. Esta é a parte final da instalação que só um eletricista pode fazer. Uma vez instalado e conectado à rede, o sistema solar já está gerando eletricidade e você pode começar a economizar na conta de luz imediatamente.

Para você que quer instalar um sistema fotovoltaico em sua residência ou empresa, essas são as etapas. Para você que quer atuar no ramo da energia solar, é uma oportunidade. A energia solar pode ser um gerador de receita significativo com altas oportunidades de crescimento.

E, se você está disposto a entrar para este ramo, lembre-se que é possível e recomendável diversificar os produtos ou serviços, como, por exemplo, a instalação de sistemas de aquecedores solares ou manutenção e limpeza de painéis (Energia solar: saiba qual a diferença entre térmica e fotovoltaica - Sebrae).

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?