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Tue May 17 15:01:09 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Como maximizar o potencial do delivery

Páginas oficiais, redes sociais e até aplicativos próprios são opções para se destacar no setor de entregas

· 17/05/2022 · Atualizado em 17/05/2022
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Serviços de entrega de comida estão vivendo uma grande popularidade e ajudando muitos empreendimentos a se manter na ativa durante a crise da Covid-19. Em alguns casos, o delivery se tornou até salvação para empreendedores de pequeno porte afetados financeiramente pela pandemia.

O crescimento nos gastos com entregas foi de 149% em 2021, segundo a Mobills, startup de gestão de finanças pessoais. E esse hábito deve se manter. Em uma pesquisa da Globo em parceria com a MindMiners, empresa especializada em pesquisa digital, 80% dos consultados pretendem continuar utilizando o delivery mesmo com o fim da pandemia.

Tudo isso significa que as oportunidades para crescer nesse segmento são boas, mas é preciso saber os melhores métodos de atingir a clientela. Existem muitas formas de aperfeiçoar um negócio de entregas e o relacionamento com os consumidores, desde medidas mais simples até investimentos maiores.

Conheça algumas das opções:

Aplicativo próprio

Ter um app totalmente dedicado ao seu empreendimento traz diversos benefícios. É uma maneira de ter mais autonomia sobre os conteúdos e serviços, melhorar a comunicação com os clientes e promover a fidelização, aumentando a frequência dos pedidos e até possibilitando uma divulgação informal no boca a boca. Outra vantagem é evitar a cobrança de comissões a outras plataformas, o que melhora a margem de lucro.

As pesquisas também mostram que os gastos de consumidores com aplicativos estão em alta: em 2021, o crescimento foi de 20%, segundo a consultoria App Annie. O processo pode até ficar mais simples com serviços como o Delivery Direto, que desenvolve apps próprios para seus clientes.

Páginas oficiais

Ter uma página online também garante uma dianteira nos negócios. Nela, é possível colocar as informações mais importantes do seu empreendimento, como cardápio, fotos dos pedidos e dados para contato. Hoje em dia, existem muitas ferramentas disponíveis para montar um site sem gastar muito e sem a necessidade de conhecimentos avançados em programação.

O alcance das redes sociais também pode ser aproveitado. Segundo a empresa Opinion Box, aumentou a quantidade de usuários que acessam o Instagram pelo menos uma vez por dia, passando de 84% em 2020 para 92% em 2021. A mesma firma fez um levantamento e identificou que 82% dos consultados seguem alguma marca ou empresa no Facebook.

Além de serem fontes adicionais de informações sobre o empreendimento, as redes sociais auxiliam na interação direta com clientes e possibilitam medir a percepção que as pessoas têm dos serviços e dos produtos.

Pedidos pelo WhatsApp

Durante a pandemia, também ganhou força a negociação por WhatsApp. De acordo com a consultoria Galunion, a proporção de empresas que usam esse serviço para tratar das entregas saltou de 26% em 2019 para 60% em 2020.

Apesar de ser uma ótima opção para os negócios, é indispensável ter organização para não gerar erros no delivery, especialmente se a demanda é grande. Um empreendimento só pode colher os frutos do WhatsApp como ferramenta comercial se souber gerenciar bem os pedidos e as entregas.

Opção para o presencial

Os recursos digitais podem ter utilidade até para empreendimentos que atendem presencialmente. Cardápios em QR Code já estão em inúmeros restaurantes, mas existem opções além dessa. Alguns aplicativos auxiliam ou até substituem o atendimento das mesas, “anotando” os pedidos virtualmente e enviando-os diretamente para a cozinha.

Esse é um exemplo de como algumas tendências que surgiram e cresceram durante a pandemia podem continuar presentes no comércio mesmo com o retorno à normalidade.

Planejando o futuro

As dicas deste artigo podem ajudar não só empreendedores/as que vão iniciar os negócios ou acabaram de começar. São também opções para quem já está no setor há muito tempo e precisa se modernizar ou até para quem quer sair do atendimento remoto ao presencial.

Para entender melhor o funcionamento de algumas dessas ferramentas digitais, acesse este link: https://blog.deliverydireto.com.br/delivery-6-formas-de-vender-com-o-delivery-direto-e-ampliar-seu-alcance/

O SEBRAE também tem conteúdos voltados para a implantação de serviços de entregas nos dias de hoje. Acesse no link: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-implantar-delivery-na-era-digital,039214266f1e2710VgnVCM1000004c00210aRCRD

E fazer tudo com segurança é indispensável. Saiba como nesta matéria: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/retomada-segura-das-atividades-servicos-de-delivery,4e9912f6080b2710VgnVCM1000004c00210aRCRD

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