this is an h1

this is an h2

Fri Aug 26 11:37:41 BRT 2022
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Como superar as dificuldades de empreender no Brasil

Conheça o cenário do empreendedorismo no Brasil e saiba como o Sebrae pode ajudar você a encontrar formas para superar os desafios que surgirem.

· 08/08/2022 · Atualizado em 26/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O empreendedorismo no Brasil vem crescendo a passos largos, e o cenário, apesar de desafiador, tem se mostrado positivo para os empreendedores que voltam o seu olhar para a frente e preparam-se para enfrentar as dificuldades que surgem durante a jornada. Dados da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor, ou Monitoramento Global do Empreendedorismo) em parceria com o Sebrae revelam que o Brasil é considerado um país com alto índice de empreendedorismo e que possui altas taxas de empreendedores iniciais e estabelecidos, assim como taxas totais, fato que é associado ao desejo de ter um negócio próprio (citado por 59% da população entrevistada).

A pesquisa GEM, a principal sobre empreendedorismo no mundo, também mostrou que, em 2021, existiam 43 milhões de brasileiros adultos à frente de um empreendimento e/ou envolvidos na criação de um. É claro que, com a pandemia, o número de negócios cresceu não somente pelo desejo de empreender, mas também pela necessidade de recompor a renda perdida com as demissões que aconteceram. Nesse cenário, os MEIs (microempreendedores individuais) foram os que tiveram maior aumento. Dados do Portal do Empreendedor apontam que o Brasil teve um crescimento dentre os empreendedores dessa categoria na ordem de 13,23%, de março a dezembro de 2020. Ainda nesse ano, um total de 3,36 milhões de novas empresas foram abertas, chegando ao recorde de 19,9 milhões de negócios em funcionamento no país. Muito desse crescimento foi impulsionado pelo empreendedorismo digital, que tem baixo custo de investimento.

Mas nem só de comemorações vive o mundo do empreendedorismo. Quem inicia um negócio precisa estar preparado para correr riscos (calculados) e para enfrentar os desafios que ocorrem durante a trajetória. É claro que uma mentalidade empreendedora reconhece que os momentos de crise também geram oportunidades e desenvolvimento de soluções para superação de dificuldades.

As maiores dificuldades para empreender

Os desafios sempre existiram na vida dos empreendedores e, em alguns casos, se tornaram ainda maiores durante a pandemia. Entre os principais problemas enfrentados pelos empresários, são citados:

  • Falta de educação para o empreendedorismo: nas escolas, falta uma cultura do empreendedorismo nos níveis fundamental e médio.
  • Elevada taxa de impostos: para muitos, a alta carga tributária paga pelos empreendedores no país é considerada o maior pesadelo para a saúde de uma empresa.
  • Excesso de burocracia: tanto para a abertura quanto para a manutenção das empresas, o Brasil é um dos países mais burocráticos do mundo.
  • Acesso a crédito: além de ser escasso, principalmente para pequenas e médias empresas, as altas taxas de juros não facilitam a sustentabilidade das operações.
  • Inovação e criatividade: o desenvolvimento de produtos e serviços exclusivos, com algum diferencial e que sejam realmente inovadores, é um dos maiores desafios dos empreendedores, daí a necessidade de analisar o mercado e estudar tendências e a concorrência.
  • Investimento em marketing: a escolha das estratégias possíveis e adequadas ao negócio nem sempre é feita de forma certeira e bem planejada.
  • Gestão de pessoas: ainda que seja necessário ter uma política de gestão de pessoas que carregue os propósitos da empresa, com capacitação constante e plano de carreira, nem sempre é possível contar com quem desempenhe eficientemente esse papel.

É hora de virar o jogo!

Desafios não devem ser vistos como empecilhos para o sucesso, mas como uma motivação para avançar e crescer. É possível, sim, virar o jogo! Algumas ações, como procurar os parceiros certos, podem ajudar a minimizar os riscos não somente para quem está iniciando a jornada empreendedora, mas também para quem já está há algum tempo no mercado. O Sebrae disponibiliza consultorias e conteúdos que podem ser acessados pelo Portal Sebrae por meio dos links a seguir: 

Conte com a parceria do Sebrae e lembre-se: empreender é desafiador e, por isso, motivador!

Saiba mais

Curso por Whatsapp: Reinventar-se e superar a crise

Artigo: Como fazer um pequeno negócio prosperar com pouco investimento inicial


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?