Thu Apr 23 12:32:47 GMT-03:00 2020
Empreendedorismo | GESTÃO

Como usar o WhatsApp grupos com sua equipe em tempos de Coronavírus

7 Dicas práticas para otimizar o seu trabalho e o de seus funcionários durante o home office.

· 31/03/2020 · Atualizado em 23/04/2020

Listamos aqui algumas dicas para otimização do trabalho home office com seus funcionários através do WhatsApp neste momento de pandemia, veja: 

1. Crie um grupo com a equipe toda e grupos específicos com cada área da sua empresa. Assim você conseguirá dar informações a todos de forma rápida e também informações específicas a cada setor.  

Por exemplo, em uma loja de vendas de vestidos de noivas pode-se criar o grupo da equipe como um todo, o grupo de vendedoras, o grupo das costureiras, grupo das sócias com o contador, grupo do marketing. 

Um boa dica é colocar o nome ou sigla da empresa no início de cada nome de grupo, assim fica mais fácil achar no meio de tantos grupos de WhatsApp. 

2. Sobre os horários: evite enviar mensagens fora do horário de expediente. Caso o faça, peça que o colaborador dê uma resposta no dia seguinte.  

3. Seja cortês. Mantenha cordialidade nas mensagens. Lembre-se da boa prática de feedback: elogios podem ser feitos em grupo, porém, reclamações devem ser feitas de forma individual para evitar constrangimentos ou mesmo processo trabalhista por assédio moral.  

4. Evite áudios longos. Em vez de mandar áudio você pode optar por enviar uma mensagem de voz digitada. Basta clicar no botão que fica logo abaixo do botão de áudio, que o app transforma o áudio em texto digitado.   

5. Compartilhe os documentos, links e mídias importantes para o trabalho remoto. E peça que seus colaboradores acessem quando tiverem necessidade.  

6. Evite transmissão de mensagens que não são relacionadas ao trabalho. Use o grupo para tratar exclusivamente de trabalho e não ser um ambiente de bate-papo informal. Trate como uma extensão virtual da empresa. 

7. Use o WhatsApp web em desktops. Isso dá agilidade pois permite que você mantenha contato com a equipe enquanto faz outras atividades. 

 

Escrito por Carolina Moraes, colaboradora do Sebrae Nacional.

_________________________________ 

Veja também este vídeo sobre "Como vender pelo Whatsapp e Redes Sociais":

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora