this is an h1

this is an h2

Mon Nov 08 17:19:05 BRT 2021
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Compras de natal: Prepare o seu negócio para a melhor época do varejo

Confira as dicas de planejamento que separamos para você alavancar seu faturamento neste fim de ano

· 04/11/2021 · Atualizado em 08/11/2021
Imagem de destaque do artigo

O fim de ano está chegando e com ele a época mais esperada pelos empresários. Após um longo período de isolamento social, o avanço da vacinação no Brasil estimula o retorno do contato social, o que promete tornar as compras de Natal muito mais rentáveis para o varejo.

Segundo a Pesquisa Mensal do Consumo, o primeiro semestre de 2021 já apresentou um crescimento de 12,26% em relação ao primeiro semestre do ano passado. É por isso que você, empreendedor que busca bombar seu faturamento nesse período, precisa se preparar e organizar o seu negócio para receber a clientela que virá tanto presencialmente como no meio digital.

Nesse momento, é fundamental que você comece a entrar no clima natalino e invista em estratégias específicas para potencializar o rendimento do seu negócio. Para te dar um suporte, o Sebrae separou cinco dicas sobre planejamento para você colocar em prática agora mesmo. Vamos lá?

1. Planeje suas ações comerciais:

Visando atrair o cliente até a sua loja, pense e trabalhe em estratégias de impulsionamento de vendas. Algumas delas são:

  • Invista no produto certo
  • Aplique preços adequados
  • Crie promoções e descontos
  • Aposte no mercado digital

2. Crie sugestões de presentes

Fim de ano é um tempo de presentear! E seus clientes podem estar em dúvida sobre o que comprar para seus entes queridos. Por isso, é fundamental que você treine o seu pessoal para auxiliar nessa procura, orientando-o a estabelecer diálogos significativos com o potencial consumidor, na intenção de compreender o que ele deseja e orientá-lo para que faça a melhor escolha. Além disso, você pode apostar em banners e panfletos que mostrem alguns produtos e as condições de pagamento mais favoráveis à sua clientela. Na internet, invista em anúncios com base nos perfis de seus seguidores, considerando, por exemplo, quanto preferem gastar.

3. Influencie a compra

Nessa época, os anúncios e as propagandas falam diretamente com o consumidor, utilizando técnicas como os gatilhos mentais para promover vendas. Isto é, vão além da oferta do produto e mostram a conexão emocional que existe entre ele e o contexto do cliente. Um exemplo disso é o gatilho de antecipação, muito utilizado no fim do ano, quando estão todos pensando naquilo que querem fazer no ano seguinte. Assim, vale oferecer um produto que contribuirá para que ele alcance os seus objetivos.

4. Prepare seu estoque

Seja fisicamente ou no meio digital, não deixe que os produtos faltem. Principalmente aqueles mais vendidos. Já no meio virtual, é inconcebível que seu cliente compre algo para presentear e não receba a encomenda no tempo certo. Por isso, organize também o período de pedidos. 

5. Realize sempre o pós-vendas

Um dos segredos da fidelização de um cliente está no pós-venda, essa ação faz com que ele volte a fechar outras compras com você e indicar a sua loja. Além disso, não esqueça da manutenção digital: faça seu cliente lembrar da sua empresa ao longo de todo o ano.

Vender mais é consequência de vender melhor. Aprenda a definir metas e ações para conquistar mais clientes e gerar melhores resultados para o seu negócio. Confira este curso online e gratuito que o Sebrae preparou para você.

Ver detalhes do curso como vender mais e melhor


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora