this is an h1

this is an h2

Wed Aug 17 20:37:30 BRT 2022
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Confira as melhores dicas antes de adquirir um empréstimo

Saiba quais são os motivos para realizar um empréstimo e como otimizar a produtividade da sua empresa.

· 03/08/2022 · Atualizado em 17/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Microempreendedor, você já passou por alguma situação em que estava precisando de dinheiro para o seu negócio? Arcar com custos, despesas e ainda realizar investimentos pode ser um desafio e tanto para um empresário que administra uma pequena empresa. Por isso, o Sebrae quer te auxiliar com uma super dica para alavancar os seus negócios.

Por acaso você já pensou em solicitar um empréstimo? Se essa alternativa parecia muito distante ou complexa, saiba que com um bom planejamento financeiro, o empréstimo pode ser aquela famosa “mão na roda” para o seu empreendimento.

Quando devo solicitar um empréstimo?

É fundamental que antes de você solicitar um empréstimo, você tenha estabelecido qual é o valor que você precisa, a finalidade e qual o período em que você poderá pagar. Isso porque não vale a pena solicitar um valor muito além do que o necessário, visto que o pagamento, provavelmente, terá uma taxa de juros.  Além disso, comprometer o seu caixa por muitos meses para o pagamento do empréstimo pode implicar em cortes de gastos prolongados que estavam fora da sua programação.

Então, a resposta para a sua pergunta é: tenha um bom motivo para fazer o empréstimo empresarial, para que ele se torne uma fonte de investimento e não mais uma dívida. Para não se confundir na hora da escolha, listamos algumas das melhores razões para fazer do empréstimo um aliado da sua empresa:

1.Investir em equipamentos ou matéria-prima

Um dos pilares de funcionamento da sua microempresa é a sua matéria-prima ou os seus equipamentos de produção. Então, se é preciso comprar mais materiais ou materiais novos, consertar alguma ferramenta ou renovar o maquinário para produzir mais e melhorar na qualidade dos seus resultados finais, não hesite em fazê-lo.

Alguns maquinários em específico, a depender do ramo de atuação da sua empresa, podem custar um alto valor, muito além dos lucros obtidos durante um mês ativo. Da mesma forma, a aquisição de um número maior que o comum de mercadorias exige mais, geralmente, para comercializar em alguma data comemorativa. Em casos como este, o empréstimo pode ser uma boa resposta a essa demanda, ainda mais por tratar-se de uma demanda que pede uma atenção maior, por estar ligada à produção e, consequentemente, aos ganhos da empresa.

2.Soluções criativas de marketing

Pensar em todos os eixos para garantir a visibilidade da sua empresa requer investir em divulgação, sabia? Conectar-se com os seus clientes por meio das mídias digitais é uma boa estratégia, mas não deve ser a única.

Criação de campanhas, recursos de fidelização do cliente, comunicação ágil, pesquisa de mercado, de imagem, bem como o próprio plano de marketing podem te ajudar a alcançar resultados inimagináveis. Aplicar capital em serviços e profissionais especializados no ramo pode fazer com que a sua empresa obtenha maiores números e chegue a mais pessoas.

3.Reformas e revitalização de espaço

Sabe aquela reforma que iria dar um boom na sua produtividade? Ou aquela que é necessária para comportar melhor o estoque de mercadorias e envios? Chega de adiar o que pode contribuir de forma significativa com o seu trabalho. Uma linha de crédito pode otimizar o seu tempo de espera e os rendimentos do seu empreendimento.

4.Capital de giro

Já imaginou se algum dia a sua microempresa ficar no vermelho? Já? E se isso tem a mínima chance de acontecer é porque falta uma reserva financeira, o capital de giro, peça-chave para a sua empresa. Ficar sem capital de giro significa comprometer contas, despesas, materiais, funcionários e até mesmo a permanência da empresa no mercado.

Nada melhor que estar pronto para enfrentar uma crise, caso haja algum imprevisto no meio do caminho, em vez de ser pego desprevenido. Não se torne refém do pagamento mensal dos seus clientes, tenha a sua reserva, o seu capital de giro para não passar por sufoco no ambiente corporativo.

Pesquise

Antes de realizar o empréstimo, consulte o curso Educação Financeira Empresarial, do Sebrae, para aprender detalhes de como gerenciar suas finanças. É importante conhecer a instituição financeira na qual você deseja pedir o empréstimo e analisar quais linhas de crédito estão disponíveis para o seu perfil.

Atenção com as taxas de juros, os prazos de pagamento e o valor das parcelas, antes de fechar um acordo. O Sebrae oferece um curso sobre Acesso ao Crédito que poderá tirar todas as suas dúvidas na realização de um empréstimo, além de um e-book completo de Gestão Financeira para que você esteja cada dia mais capacitado na gestão do seu negócio. Não deixe de conferir estes e outros conteúdos no portal do Sebrae, o maior parceiro do micro e pequeno empreendedor.

Saiba que existem linhas de crédito e incentivos disponíveis tais como Proger, Pronampe, Fampe e Banco do Povo para atender necessidades específicas. Portanto, para você tomar a melhor decisão, procure uma unidade mais próxima do Sebrae ou entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo 0800 570 0800!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?