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Mercado e Vendas | MIDIAS SOCIAIS
Confira as principais plataformas de anúncios on-line

Anunciar os seus produtos e serviços em plataformas on-line é uma estratégia de marketing digital que potencializa seus resultados.

· 21/06/2022 · Atualizado em 04/07/2022
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Anúncio é um gênero textual persuasivo que tem como objetivo divulgar um produto ou serviço, fazendo com que o público tenha interesse em comprar ou contratar. 

Os anúncios estão entre as principais estratégias de marketing digital. Com eles, os pequenos negócios podem apresentar os seus produtos e serviços para potenciais clientes, aumentar as vendas e ampliar o alcance da sua marca. Diferentemente da publicidade tradicional, em que só empresas de grande porte e alto capital financeiro eram capazes de anunciar na TV e na rádio. Assim, hoje, a pequena empresa também pode alcançar clientes em potencial, utilizando os principais canais on-line, como Google, Facebook e Instagram.

Além do custo de anunciar on-line ser mais baixo, o alcance é maior, já que mais de 77% da população brasileira tem acesso à internet e mais de 79% dela é usuária de redes sociais. Assim, os anúncios on-line podem chegar a mais pessoas e podem ser direcionados. 

Geralmente, as plataformas determinam o melhor momento para que seu anúncio apareça para os consumidores, que é quando eles estão interessados no seu assunto, quando realizam uma pesquisa ou demonstram esse interesse on-line.

Por saber esse momento ideal, as plataformas também podem oferecer ao pequeno negócio dados e informações sobre o perfil do seu cliente. No marketing digital, conhecer o seu consumidor é uma das primeiras ações para se traçar estratégias de sucesso. 

As principais plataformas para criar e publicar anúncios são Facebook Ads e Google Ads. Lembre-se de que a plataforma ideal é aquela em que os seus potenciais clientes estão. De nada adianta investir em uma ferramenta de anúncios que não está relacionada ao seu negócio e ao seu público. 

Facebook Ads

Para anunciar na plataforma é preciso ter cadastro no Facebook Business. Os anúncios podem ser veiculados no Facebook, que tem mais de 116 milhões de perfis brasileiros, e no Instagram, onde há mais de 119 milhões. É uma audiência e uma oportunidade imensa para o pequeno negócio.

Para fazer uma campanha de anúncio de sucesso tanto no Facebook quanto no Instagram, é preciso: 

  • Identificar e conhecer o seu público; 
  • Definir o objetivo da campanha; 
  • Elaborar a mensagem de maneira criativa; 
  • Determinar o orçamento diário. 

Google Ads

Os anúncios do Google são publicados no buscador e em sites parceiros, além de aparecer no YouTube, Gmail, Shopping e em outros locais. 

A busca do Google é a mais popular e oferece uma grande oportunidade de alcance. Os anúncios aparecem na página depois de uma busca por uma palavra-chave. Significa que o potencial cliente está fazendo uma pesquisa e se depara com o seu negócio. 

O Google Shopping publica anúncios para pesquisas relacionadas com produtos, considerando o perfil comportamental do consumidor. Ou seja, ele percebe os interesses do internauta a partir do seu histórico de navegação e, com base nisso, apresenta determinados anúncios. 

Já o YouTube é uma mídia social que se tornou também um buscador relevante. Cada vez mais as pessoas fazem pesquisas de “como fazer” nesse canal. No Brasil, por exemplo, são mais de 138 milhões de usuários. Quando alguém faz uma busca nessa plataforma, pode receber anúncios de Video Discovery nos resultados. Também existem os anúncios de curta duração (6 segundos) que são exibidos antes ou no meio do vídeo que está sendo assistido.

Para saber mais, confira os vídeos a seguir:

Como criar uma estratégia de anúncios eficaz 

Aprenda a criar anúncios no Facebook

Estratégia de campanha no gerenciador de anúncios

E aproveite os cursos do SEBRAE:

Marketing Digital módulo 4

Marketing digital: planejar para vender pela Internet


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