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Mon Apr 06 15:43:20 GMT-03:00 2020
Mercado e Vendas
Confira dicas para gerir sua marca com eficiência em tempos de crise
Evite o oportunismo e saiba como se aproximar dos seus clientes, agregando valor a partir de uma nova realidade.

A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus expõe a necessidade de as marcas saberem se comunicar, sendo flexíveis e se adaptando às mudanças. Afinal, quando o cenário se altera e todos passamos a viver em uma nova realidade, é preciso agregar valor, agir de maneira empática e evitar o oportunismo.

O ritmo acelerado de proliferação da Covid-19 vem provocando uma série de novos comportamentos. Abraços e beijos viraram armas e agora são evitados, álcool em gel se tornou item básico na bolsa, alimentos são comprados em grandes quantidades, o comércio está cada vez mais vazio e o isolamento social é mais comum.

Com essas mudanças de comportamento e com um cenário cada vez mais instável, o que as marcas podem fazer para permanecer relevantes para os seus consumidores? Enquanto é indispensável não soar de maneira aproveitadora, as marcas podem desempenhar papéis importantes nas vida das pessoas.

Veja a seguir medidas para apoiar seu público e saiba como se comportar nesse cenário tão conturbado.

1. Esteja presente e invista em relacionamento

Por mais tentador que seja para as marcas entrar no modo de contenção de gastos em tempos de angústia, investir em relacionamento é importante para ganhar confiança, mantendo a presença e entregando valor relevante em um período de ansiedade.

2. Seja uma fonte de verdade e de impacto positivo

Marcas podem desenvolver relacionamentos mais profundos com os consumidores, sendo uma fonte confiável de informações precisas ou estando focada em transmitir confiança e motivar o consumidor em tempos incertos.

3. Mostre empatia

Um excelente exemplo foi a mensagem sincera postada pela Louis Vuitton aos clientes nas mídias sociais, dizendo que esperava que todos que amamos permaneçam seguros e saudáveis. A marca usou de um tom apropriado, mostrando empatia e dando conforto.

4. Ajude as pessoas a construir novas rotinas em casa

As marcas podem procurar ajudar as pessoas a fazer bom uso do tempo que gastam em casa, impulsionando novos hábitos, estimulando o aprendizagem e ajudando-as a se sentirem bem com a maneira de como o tempo é gasto.

5. Seja virtual

Uma alternativa para acompanhar essa nova fase é estar presente no mundo virtual, criando uma experiência online única para os seus consumidores. Muitos museus, por exemplo, criaram salas virtuais onde a arte está sendo mostrada; outras empresas organizam shows e transmitem novos conteúdos ao vivo frequentemente.

6. Comunique-se

Não pare de se comunicar em tempos de crise e adapte seu modelo de negócios para um novo cenário, busque agregar valor, inove, invista em atendimento ao cliente, modelos alternativos de preços e transparência nas comunicações. Preste atenção ao que seu cliente fala.

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