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Mercado e Vendas | ESTUDO DE MERCADO
Conheça as competências essenciais para o futuro do trabalho

Dicas para te ajudar a entender as mudanças no mundo do trabalho e como se tornar um profissional pronto para o futuro

· 25/11/2021 · Atualizado em 29/12/2021

Você já parou para pensar no futuro do trabalho? Já se preocupou com o tempo em que os homens serão substituídos por máquinas e os empregos ficarão escassos? Essa é uma das grandes preocupações de muitas pessoas que planejam o futuro profissional. Mas como fazer para se manter sempre um passo à frente em um contexto no qual as transformações ocorrem em velocidade cada vez maior, com a tecnologia avançando em ritmo acelerado?

Neste artigo, baseado no podcast Uber Avança, realizado pelo Sebrae em parceria a empresa Uber, vamos trazer dicas e insights para te ajudar a entender essas mudanças no mundo profissional e como se tornar um profissional pronto para o futuro.

Novas atividades profissionais exigem adaptação e capacitação

Uma coisa importante de se ressaltar é que os empregos não deixarão de existir. Embora algumas profissões específicas sejam extintas, novas atividades serão criadas e outras adaptadas e ajustadas aos novos cenários. Dessa forma, é essencial estar por dentro das tendências e buscar estar sempre atualizado e capacitado para lidar com as novas tecnologias, conhecer novos conceitos e saber a melhor forma de aplicar esses conhecimentos para aprimorar o seu negócio.

Exemplos não faltam: décadas atrás, os trabalhadores rurais, por exemplo, foram substituídos por máquinas e se viram obrigados a se adaptarem. Com o fenômeno da mecanização do campo, migraram para as grandes cidades para trabalhar nas indústrias. Existem outros exemplos, porém a regra é que essa substituição do homem pela máquina ocorreu em atividades em que não demandavam treinamentos ou capacitação, pois requerem trabalhos mecânicos e automatizados, que podem ser executados por máquinas com maior eficiência e velocidade.

Da mesma forma, empreendimentos de sucesso no passado pararam no tempo, não se adaptaram aos novos contextos e praticamente desapareceram. Editoras especializadas em enciclopédias, locadoras de vídeo, empresas de revelação de fotos e gravadoras de CDs são alguns exemplos.

Um bom exemplo de empresa que se adaptou muito bem às mudanças da sociedade é o de uma das maiores companhias de streaming dos dias de hoje, que começou seus negócios como locadora de vídeos, mas inovou ao disponibilizar a locação de filmes pelo site da companhia e entrega pelos Correios e, posteriormente, se tornou uma das pioneiras do ramo de streaming, que revolucionou o setor do audiovisual mundial. Hoje, a empresa possui cerca de 117 milhões de assinantes e centenas de produções originais, como filmes, documentários e séries.

Essas informações reforçam ainda mais a necessidade de o profissional, ou empreendedor, moderno buscar a capacitação constante para não ser engolido pelo tempo e se manter sempre um passo à frente ou, ao menos, acompanhar o ritmo das mudanças.

Habilidades e atitudes importantes para o trabalho de excelência profissional

Compreender nossas emoções como seres humanos e saber lidar com elas, bem como com o comportamento dos outros (clientes, por exemplo) é fundamental para um trabalho de excelência.

Desenvolver habilidades pessoais e atitudes profissionais e positivas também pode fazer toda diferença na sua carreira ou no sucesso do seu empreendimento.

Conheça as dez competências socioemocionais que todo profissional que planeja seu futuro precisa aprimorar.

    1. Flexibilidade: A capacidade de se adaptar às exigências e características do ambiente em que se está inserido. Isso significa a habilidade de mudar ações, comportamentos ou mesmo pensamentos de acordo com o contexto. Por exemplo, no caso de motoristas de aplicativo, quando um cliente solicita que pare rapidamente em algum ponto no meio do caminho ao destino final, é interessante ser flexível, dentro das possibilidades, e atender ao pedido com segurança. Donos de restaurante realizarem pequenas alterações em um prato, conforme a necessidade do cliente, é outro exemplo. Ações como essas irão melhorar a experiência do cliente e podem trazer um retorno importante para você.

    2. Negociação: Processo de troca em que duas ou mais pessoas procuram chegar a um acordo satisfatório para todos os lados. Pense sempre que ganha-ganha é o melhor tipo de negociação, e a flexibilidade também se encaixa na característica de um bom negociador. Com inteligência e diálogo é possível realizar negociações produtivas para todos os envolvidos.

    3. Orientação para serviço: Esta é a mentalidade de contínuo desenvolvimento dos serviços para adequação às alterações do mercado, com foco na satisfação do cliente, produtividade, qualidade e lucro.

    4. Tomada de decisão: Envolve o processo de avaliar, escolher e executar uma ação entre duas ou mais alternativas possíveis, de forma rápida e assertiva, a fim de se chegar a uma solução para um dado problema.

    5. Inteligência emocional: É uma das habilidades mais importantes, que pode influenciar praticamente todas as outras da lista. Trata-se da capacidade de dominar os próprios comportamentos ante as emoções do momento, bem como de colocar-se no lugar do outro, agindo de maneira empática. Com um cliente ansioso ou nervoso por determinada situação, a melhor estratégia é se acalmar, respirar fundo e cuidar da forma como vai reagir ou responder, buscando uma resolução que seja justa e atenda, na medida do possível, à demanda solicitada. Cuide de suas emoções neste momento para não cair em armadilhas desastrosas.

    6. Liderança: É a habilidade de motivar, influenciar, inspirar e comandar um grupo de pessoas a fim de atingir objetivos. É uma importante habilidade para os empreendedores.

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     7. Criatividade: É buscar algo diferente e inovador para resolver um problema ou criar uma nova solução para determinada ação. Porém, não basta pensar em ideias e soluções. É necessário se arriscar para colocá-las em prática e sair do lugar comum para buscar um diferencial pessoal ou um diferencial para o seu negócio ante a concorrência.

Live sobre criatividade e inovação

    8. Pensamento crítico: Trata-se de fazer uma análise dos fatos antes de externar qualquer julgamento. Profissionais habilidosos ao analisar situações desafiadoras e apontar soluções inovadoras se destacarão. A inovação é fruto de um pensamento crítico analítico que consegue identificar a essência do problema e elaborar estratégia que leve a uma solução que fuja do convencional.

    9. Resolução de problemas complexos: É a capacidade de criar soluções levando em conta tudo o que se tem disponível e que se pode usar para resolver algo de forma assertiva e eficiente.

   10. Gestão de Pessoas: Competência fundamental onde é possível identificar o ser humano com todas as suas vertentes: sociais, profissionais e pessoais. Um bom gestor de pessoas deve atuar de forma a compreender cada funcionário ampliando a capacidade socioemocional do seu time.

Profissionais proativos, curiosos e interessados em se aprimorar e estar sempre por dentro das tendências do seu tempo estarão sempre um degrau acima. Há 10 ou 15 anos, não era possível prever que existiriam youtubers, motoristas e entregadores de aplicativo, desenvolvedores de aplicativo, gamers e outras novas profissões que vemos hoje em dia. Nem mesmo aqueles que prosperaram em seu meio tinham consciência de que estariam se adaptando às mudanças do mercado, mas, mesmo assim, buscaram se adequar e se aprimorar para se tornar referência no seu nicho.

Essa inquietação funciona igualmente, nos dias de hoje, em relação ao futuro do trabalho e dos novos empregos que estão surgindo, pois, aprender e reaprender é fundamental e faz parte do processo de amadurecimento do ser humano.

Conte com os cursos, as palestras, os workshops e os artigos do Sebrae para te ajudar a se capacitar e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e desafiador, mas que pode trazer recompensas importantes.

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