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Organização | ENTREGA DE PRODUTO

Dicas para uma entrega de sucesso no e-commerce

Saiba como escolher a melhor opção de logística para o seu negócio e oferecer entregas no prazo para seus clientes.

· 28/07/2015 · Atualizado em 28/09/2020

Um dos principais fatores para o sucesso de um e-commerce é a logística eficiente. A compra entregue no tempo certo, ou até mesmo antes do prometido, pode surpreender a clientela e favorecer a fidelização.

Atrasos geram insatisfação e podem prejudicar a imagem da marca na internet, influenciando negativamente outros possíveis compradores. 

Por isso, o Sebrae separou algumas dicas de como você pode ter sucesso na hora de entregar o produto da sua loja virtual, lembrando que investir em um comércio digital exige um planejamento tão eficiente quanto o de uma loja tradicional.

Opções de entrega

As formas de entrega do produto podem variar de loja para loja, assim como de produto para produto. Para evitar transtornos, avalie qual delas adapta-se melhor ao seu comércio e serviço.

As transportadoras têm a vantagem de não apresentarem restrições quanto ao peso da encomenda e de não estarem sujeitas a problemas de greve - situação que pode afetar, por exemplo, os Correios.

Os serviços dos Correios, por sua vez, são conhecidos pela maioria dos clientes, o que garante credibilidade. Além disso, possuem transparência no sistema de entrega, que pode ser rastreada.

Dependendo também do porte ou do tipo da empresa, existem opções alternativas, como a contratação de motoboy ou a utilização de transporte próprio da loja para uma entrega mais rápida. Nestes casos, a empresa tem mais controle sobre o trajeto do produto, mas também pode gastar mais e ter mais responsabilidades.

Independentemente da modalidade que você escolher, o mais importante é manter o cliente informado sobre a movimentação do produto. Se ocorrer algum atraso, a empresa deve comunicar o comprador, o motivo e mostrar interesse em ajudá-lo.


Pouco adianta prometer entregas rápidas se a estrutura logística não permitir. Evite a insatisfação do cliente, estabelecendo faixas de datas para que o produto chegue e o consumidor possa acompanhar tudo.


Estado do produto entregue

Uma entrega de qualidade também depende do estado em que o produto chega ao seu destino final. Artigos frágeis precisam de cuidados especiais na embalagem e durante o transporte para evitar danos durante a viagem.

Leve em conta que, se o produto chegar com danos ao cliente, você provavelmente terá mais dor de cabeça ou precisar arcar com os gastos da troca. Por isso, lembre-se de investir na proteção com plástico-bolha ou qualquer outra embalagem reforçada que proteja o produto contra quedas, caso seja necessário.

O vídeo abaixo faz parte da série do Sebrae “10 dicas do e-commerce”. Nele, você confere mais algumas dicas sobre logística e embalagem.

 Além disso, para saber mais sobre entregas no e-commerce, acesse os materiais do Sebrae sobre o assunto:

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