Wed Jul 29 10:04:33 GMT-03:00 2020
Mercado e Vendas | MARKETING

Consumidores esperam que marcas deem o exemplo durante a pandemia

Conheça a expectativa do público em relação à publicidade das empresas e veja dicas para não errar na comunicação do seu negócio.

· 12/05/2020 · Atualizado em 29/07/2020

Diante da pandemia de Covid-19 e das medidas de isolamento social necessárias para conter o avanço da doença, os brasileiros esperam que as marcas sirvam de exemplo e guiem para a mudança. É o que respondeu 25% dos entrevistados de uma pesquisa da Kantar Ibope realizada entre 13 e 16 de março. Os consumidores também esperam que elas sejam práticas e realistas, ajudando as pessoas no dia a dia (21%).

Outro posicionamento esperado é que as marcas usem seus conteúdos para explicar e informar (18%) o seu público. Os clientes esperam ainda que elas ataquem a crise e mostrem que ela pode ser derrotada (20%).

Como deve ser a publicidade?

A pesquisa também perguntou aos consumidores que tipo de publicidade as marcas devem fazer. Mais de 80% dos entrevistados concordam que, nesse período de pandemia, elas devem informar as ações que realizam para lidar com esse cenário e manter a segurança de seus colaboradores e consumidores.

Os empresários também não deve explorar a situação do coronavírus para promover suas marcas. Essa é a opinião de 80% dos entrevistados, que também recomendaram um tom tranquilizador (79%) e desaconselharam o uso do tom humorístico.

Dicas para não errar o tom

A quarentena continua e a orientação ainda é para que as pessoas fiquem em casa e permaneçam tomando todos os cuidados de saúde, o que alterara bastante a rotina. Diante desse cenário de novas necessidades e de um comportamento distinto do consumidor, preparamos algumas dicas para que você não erre na comunicação da sua empresa.

  • Produza seus conteúdos baseados na empatia
  • Atente-se às necessidades do público
  • Segmente suas publicações para que elas sejam relevantes para o seu consumidor
  • Ofereça facilidades no pagamento e na entrega
  • Faça conteúdos otimistas
  • Não explore a pandemia na publicidade

Veja também

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora