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Mercado e Vendas | MARKETING
Defina a persona e construa uma relação ideal com seu público

Saiba como a definição de personas pode auxiliar na construção e no relacionamento de uma marca com seu público.

· 14/06/2022 · Atualizado em 18/07/2022
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Se você já estabeleceu o público-alvo da sua marca, então agora é o momento de pensar na definição de persona, conceito-base do marketing digital. Embora os conceitos de público-alvo e de persona estejam relacionados, eles não têm o mesmo significado e não são sinônimos.

Definir o seu público-alvo é pensar no grupo específico de pessoas ao qual seu produto ou serviço se destina, ou seja, quem são as pessoas que serão o foco principal do seu negócio, da sua marca e da sua estratégia de marketing. Ao “filtrar” ou “afunilar” o seu público-alvo, você está definindo a persona, possibilitando a gestão de estratégias assertivas junto ao seu cliente ideal.

Para exemplificar, pense, por exemplo, que o seu público-alvo são mulheres com estilo de vida saudável. Perceba que o público-alvo é amplo. Mas, se você pensar em uma persona para o seu público-alvo, você vai defini-la assim: Ana, 35 anos, gosta de praticar atividades físicas ao ar livre, alimenta-se de forma balanceada e tem um estilo de consumidor consciente: estuda antes de adquirir, acredita que produtos sustentáveis são melhores e tem essa preferência, inclusive fazendo aquisições de segunda mão. Sua renda mensal é X, possui curso superior completo, está satisfeita profissionalmente e a maior parte de suas compras é feita pela internet. Utiliza a rede social XX. É certo que, quanto mais informações você coletar, melhor será para você criar uma persona para a sua marca.

Por que definir personas

Como você viu, a definição de persona é a elaboração de uma personagem fictícia que, literalmente, personifica o seu público-alvo, quase como se fosse um “avatar”. Para isso, considere dados e características de clientes reais, como comportamento, dados demográficos, problemas, desafios e objetivos, e siga os passos a seguir:

  • colete os dados de clientes;
  • realize perguntas a esses clientes;
  • analise os dados coletados;
  • estruture a persona;
  • compartilhe a persona com a equipe.

É inegável que a definição da persona auxilia na construção da estratégia e da comunicação da marca, porque o público-alvo passa a ser compreendido em sua profundidade. Esse aspecto é fundamental para que o desenvolvimento de conteúdo seja relevante e faça sentido para o seu público.

Dentre os benefícios que a persona vai trazer para a sua marca, estão: determinação do tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos; orientação do tom e da linguagem do seu conteúdo; auxílio para pensar nas estratégias de marketing; direcionamento mais preciso para as equipes; insights valiosos sobre quais são as redes sociais mais adequadas para o seu negócio; estilo e periodicidade do e-mail marketing. 

Em resumo, a definição de uma persona vai aprofundar o seu conhecimento sobre o seu público-alvo, fazendo você entender o valor do seu produto para o público, além de ajudá-lo a definir os canais de comunicação, a linguagem e as pautas do marketing. Por fim, também vai ajudá-lo a otimizar a experiência do usuário no site.

Como criar uma persona

O Sebrae preparou para você um manual prático intitulado Personas: manual de orientações para aplicação (clique aqui), em que essa ferramenta é apresentada de forma detalhada ao micro e pequeno empreendedor. Você também pode fazer o curso Manual de aplicação da oficina Persona (disponível aqui), que traz um conteúdo teórico robusto para os conhecimentos necessários para a elaboração de um bom roteiro de entrevista, a atitude certa no momento da execução e como utilizar todas as informações para construir uma persona para seu produto ou serviço.

  • Em linhas gerais, é recomendado que as perguntas a serem elaboradas para o seu consumidor para a definição da persona passem por cinco tipos: demográfico, pessoal/profissional, consumo de conteúdo, hábitos de compra e relação com a empresa. A partir delas, devem ser buscados dados e informações como: idade, grau de escolaridade, profissão, renda média, estrutura familiar (possui filhos? É casado, divorciado, viúvo ou solteiro? Mora com os pais ou sozinho?), principais objetivos, desejos, medos e desafios, pelo que mais se interessa, onde costuma buscar informações sobre o tipo de produto que a sua empresa comercializa, redes sociais favoritas, hobbies e quem costuma influenciar suas decisões de compra.

Uma dúvida que o empreendedor pode ter é: é possível definir mais de uma persona? Não há problema em definir mais de uma persona, mas cuidado para não cometer exageros e não perder o foco das estratégias e dos conteúdos, já que o objetivo dessa ferramenta é tornar o seu consumidor próximo e tangível.

A seguir, nos materiais que o Sebrae separou para você, é possível direcionar ainda mais o seu olhar para o cliente.

Saiba mais:

CURSOS:

Comunicação e relacionamento com seus clientes - Compreenda as possibilidades de a pequena empresa alcançar melhores resultados com a adoção de ações de comunicação mais estratégicas e assertivas. Acesse:

Marketing digital: planejar para vender pela Internet - Tenha acesso a informações para conseguir identificar as oportunidades do Marketing Digital, que podem ser utilizadas em benefício do seu negócio. Acesse:


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