this is an h1

this is an h2

Fri Mar 10 22:32:01 BRT 2023
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Desafios para bares e restaurantes em 2023

Depois de passar por muitas situações difíceis durante a pandemia, bares e restaurantes devem estar preparados para o ano que se inicia.

· 18/02/2023 · Atualizado em 10/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A pandemia de covid-19 deixou um saldo considerável de restaurantes que precisaram fechar as suas portas, já que o segmento foi um dos mais atingidos pelas medidas restritivas. Um estudo da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) apontou que 300 mil estabelecimentos fecharam suas portas no Brasil, e mais de um milhão de pessoas ficaram desempregadas.

O mesmo estudo revelou ainda que os mais afetados foram os pequenos e médios estabelecimentos, que sofreram com a queda do faturamento e tiveram dificuldades para obter linhas de crédito. Ainda que o delivery tenha sido a tábua de salvação de muitos estabelecimentos, o estudo sustenta que o delivery e a retirada representam apenas um complemento, normalmente, correspondendo a algo em torno de 25% do faturamento total.

Assim, muitos estabelecimentos buscaram alternativas para enfrentar o momento da pandemia: reduziram custos, aumentaram os prazos e postergaram o pagamento das parcelas de empréstimos. Outras, para manter o negócio funcionando, atrasaram ou não pagaram as obrigações tributárias. Foram muitos os desafios, as alternativas buscadas, e ainda assim o número de portas fechadas foi volumoso.

A pandemia recuou, mas, muitos ensinamentos ficaram, principalmente a necessidade de estar preparado para os desafios que podem aparecer. Por isso, separamos uma lista com alguns desafios para 2023, que podem ser revistos e ou aos quais podem ser acrescentados outros, dependendo das características e perfil do seu estabelecimento. Acompanhe!

Perda da mão de obra qualificada

Recentemente, a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), por meio da consultoria Galunion, especializada no mercado food service, e o Instituto Foodservice Brasil (IFB) realizaram uma pesquisa sobre o mercado de trabalho no segmento de bares e restaurantes. De acordo com os dados obtidos, 72% deles enfrentam alguma dificuldade na hora de contratar novos colaboradores na retomada das atividades. Confira os dados divulgados pelo levantamento:

  • 73% apontaram para a falta de mão de obra qualificada;
  • 44% perceberam que existe uma falta de interesse pelas vagas de emprego nesse segmento;
  • 34% apontam que os candidatos acabam desistindo do trabalho por conta do horário de funcionamento dos estabelecimentos;
  • 26% dos trabalhadores recusam as vagas por conta do salário oferecido.

O que fazer: os restaurantes precisam promover a retenção de funcionários e manter os seus melhores talentos, criando uma equipe de alto desempenho que seja produtiva, engajada e conectada com o local de trabalho. Dependendo do tamanho do seu negócio, você pode fazer isso de várias maneiras, usando diferentes estratégias, inclusive, promovendo internamente e oferecendo oportunidades de treinamento para crescer. 

Mudança no perfil de consumo

As preocupações com o meio ambiente e com a saúde impactam também o setor de alimentos e bebidas, de modo que o segmento de bares e restaurantes precisa entender o novo consumidor, que tem acesso a muita informação, telas e tecnologias, muitas vezes, sentindo-se sobrecarregado. Ao mesmo tempo, esse consumidor sabe que depende delas para relacionar-se e ter acesso ao mundo em que está inserido.

O que fazer: para atender o novo perfil do consumidor, é preciso ter foco no atendimento e oferecer a melhor experiência possível. É necessário planejar-se e pensar sempre em estratégias de prospecção, venda e engajamento.

Tecnologia no atendimento

O mundo mudou e cada vez mais os consumidores buscam rapidez e praticidade. A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia dos consumidores e frequentadores dos bares e restaurantes, trazendo além de comodidade, maior segurança e praticidade aos proprietários dos estabelecimentos. Totens para autoatendimento, cardápio digital, automação de processos, inteligência artificial já são algumas das realidades com as quais os consumidores querem contar nos estabelecimentos que frequentam.

O que fazer: é preciso implementar soluções que atendam às necessidades dos consumidores e promovam a melhor experiência ao frequentar seu estabelecimento. Analise o seu público-alvo e a concorrência e planeje-se com as melhores estratégias para posicionar-se no mercado.

Precificação x inflação

Precificar corretamente é sempre um desafio! De acordo com Mariana Watanabe, consultora financeira da Complement Consultoria & Marketing, “não se pode fazer suposições de quanto cobrar por um determinado prato. É preciso colocar na ponta do lápis todos os custos diretos e indiretos envolvidos na produção. Deve-se incluir fatores mercadológicos, tributários, financeiros e a percepção de valor do consumidor. Começa desde a compra dos insumos, os números da sua empresa, despesas fixas, variáveis, a parte tributária, e principalmente a ficha técnica do prato”.

O que fazer: acompanhar o mercado, fazer o planejamento financeiro, de estoque, precificar a partir da ficha técnica. É importante usar a criatividade e sazonalidade dos alimentos para otimizar o cardápio. Também sugerimos que você baixe o nosso e-book Preço também é marketing; você está certo do seu?

Conhecer os possíveis desafios logo no começo do ano pode ajudar a fazer um planejamento e traçar estratégias, caso eles se apresentem. Prepare-se para os desafios e entre em contato com o Sebrae, que está sempre de olho nas inovações e tendências de negócios. 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?