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Mon Aug 08 22:08:27 BRT 2022
Planejamento | ACESSO AO MERCADO
Descubra as estratégias para realizar um bom plano de negócios

Projete de forma inteligente e saiba exatamente qual objetivo quer alcançar. Confira as dicas do Sebrae e promova o crescimento da sua empresa com um plano.

· 01/08/2022 · Atualizado em 08/08/2022
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Antes de abrir seu próprio negócio, investir em uma nova empreitada, expandir sua área de atuação ou efetuar qualquer procedimento empresarial, existe uma palavra-chave no meio do caminho: PLANEJAMENTO. Com ele, é possível estudar todos os ângulos de uma nova ideia antes da sua execução.

E uma das ferramentas de gestão ideais para te auxiliar no quesito planejamento é o plano de negócios. Sabe o que é isso? Não? Então, o Sebrae vai te explicar todo o passo a passo do que é um plano de negócios para ajudar a organizar a rota do seu empreendimento.

Você vai ver que com dicas práticas é possível estruturar o seu plano e executá-lo de modo que garanta êxito para as atividades da sua empresa. Além de promover crescimento, informação, atualização. Independente do tamanho, alcance e rentabilidade do seu negócio, o hábito de projetar será muito benéfico! Vamos lá?

  1. Objetivo

Antes de tudo, é crucial definir qual é o objetivo do seu plano de negócio. Suponha que você é dono de um pequeno comércio de lanches, onde oferece determinado tipo de salgados, e ao perceber que o rendimento da sua empresa aumentou, você percebe que pode expandir o seu negócio. Certo?

Tenha em mente que o seu objetivo não é somente aumentar a geografia física ou oferecer um repertório adicional de lanches. Isso envolve muitas estruturas do seu negócio, como: preço, produto, demanda, gastos. Então, é uma decisão que deve ser estudada com atenção.

Defina um foco e objetivos ligados a ele para a elaboração do seu plano. Saber onde quer chegar interfere diretamente na escolha de quais serão os caminhos mais seguros para seguir.

  1. Pesquisa de mercado

Quem é o seu público-alvo? O que ele procura? Quais são os itens de maior saída? Ao responder estas perguntas, você irá traçar um perfil de quem é seu cliente. Mas, se a sua meta é alcançar mais pessoas, você precisar fazer uma verdadeira pesquisa de mercado.

Quem é sua concorrência direta? Quais produtos do seu nicho são oferecidos? Quais produtos você ainda não possui disponíveis? Qual tem o item mais falado do momento, dentro da sua área? O que está em voga? O que agradaria a sua clientela? Em quê a sua decisão implica em sua empresa?

Pesquisa de mercado também inclui uma boa pesquisa de opinião, ter paciência para analisar todos os pontos com cautela e anotar prós e contras do objeto de pesquisa. Nesta etapa, é válido mudar de ideia, com base na sua avaliação.

  1. Planejamento Financeiro

É necessário vislumbrar a sua empresa não só a curto como a longo prazo. Dessa forma, se tornará mais fácil saber quais escolhas você pode seguir com segurança e quais trazem incertezas. Para a segunda opção, atenção redobrada. Vale a pena o risco? Vale quanto?

Tenha anotado em um papel ou selecionado em uma planilha todos os valores que implicam na implementação do seu plano de negócio. Não é inteligente gastar todo o seu capital de giro em algo que não trará retorno.

O mais indicado é que seja usado o recurso destinado a investimentos, para não comprometer sua reserva, muito menos o dinheiro destinado ao pagamento de gastos.

  1. Operação

Definiu um objetivo? Realizou uma pesquisa de mercado? Conferiu se a execução cabe dentro do seu planejamento financeiro? Agora é a hora de colocar em prática o seu plano. É a hora da ação!

Estabeleça datas, organize a sua logística de elaboração, tenha uma rede de apoio (mesmo que seja mínima) e mantenha o contato constante com o seu público para captar se o plano está sendo bem-sucedido.

Vamos voltar ao exemplo lá do começo, sobre ser dono de um pequeno comércio de lanches: considere implementar a venda de bolos, para além dos salgados. Quem vai fazer os bolos? Quais serão os sabores? Quais serão os preços? Compensa vender fatias de bolo ou bolos inteiros? Que dia começam as vendas?

Compreende a importância de saber todos os detalhes de execução do seu projeto? Essa atitude fará toda a diferença para promover o sucesso das metas estipuladas.

  1. Marketing

Esta solução é uma parte importante antes e depois do processo operacional do seu projeto. Antes, por verificar a possibilidade de adesão do público-alvo, e depois pela própria propaganda, que busca colocar o instrumento do seu plano em evidência.

Uma das melhores vertentes de marketing que existe é coletar os feedbacks dos seus clientes e veicular por plataformas diversas: redes sociais, sites, o famoso meio de comunicação “boca a boca” para divulgar as opiniões, entre outras.

Inclusive, faça o bom uso da tecnologia a seu favor em todas as etapas do seu projeto. Despertar a curiosidade, instigar as pessoas a consumirem ou a conhecerem a sua empresa é um canal que só tem a agregar.

Benefícios

Se programar antes de por em prática uma ideia é algo muito vantajoso para uma empresa, principalmente, se ela estiver no começo ou for uma empresa de médio e pequeno porte. Pressupõe-se que uma instituição que está em fase de consolidação deve ter escolhas assertivas para evitar prejuízos.

A fase de ascensão é crucial para a visibilidade da empresa, mas não só ela. Qualquer descuido ao longo dos anos pode ser muito grave em relação ao que foi construído.

Para ter acesso a mais informações de qualidade sobre como criar planos de negócio sustentáveis para a sua empresa, como aplicar o planejamento na sua gestão, acesse o site do Sebrae. Há diversos conteúdos de texto e vídeo para colaborar com o engajamento empresarial do microempreendedor. Não perca!


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