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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
10 fatores-chave de sucesso para minimercados que você precisa saber

Entenda quais pontos são essenciais e influenciam no desempenho de minimercados. Acesse a ferramenta criada para aprimorar a atuação do seu empreendimento.

· 26/03/2018 · Atualizado em 25/07/2022
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Os fatores do sucesso

Pensando em ajudar os empresários de minimercados a conduzir seus empreendimentos, o Sebrae criou uma ferramenta com o objetivo de apontar os fatores-chave específicos para o sucesso de pequenos negócios nesse segmento, além de mostrar aos empresários os pontos que devem ser aperfeiçoados para que sua atuação seja bem-sucedida.

Entenda abaixo quais são eles. Se quiser saber mais sobre o assunto, conheça outros conteúdos de minimercados e mercearias.

1. Localização

A escolha do ponto comercial é fundamental para o bom desempenho das vendas. Umas das grandes vantagens dos minimercados é a relação de proximidade com os clientes e vizinhança.

2. Atendimento

Para realizar um bom atendimento, conheça seus clientes, pois eles não são iguais e possuem necessidades diferentes.

3. Relacionamento

Investir em relacionamento com os clientes pode aumentar suas vendas e fazer com que eles façam recomendações positivas sobre o seu minimercado.

4. Comunicação visual

Um estabelecimento mal iluminado e sem uma comunicação visual adequada não oferece prazer durante as compras e faz com que o cliente tenha mais dificuldade em encontrar o que necessita.

5. Limpeza

Clientes valorizam ambientes limpos e com a adequada manutenção. Além disso, o minimercado deve estar atento às exigências da vigilância sanitária do seu estado e município para não implicar em multas e autuações.

6. Treinamento

Investir no treinamento de seus funcionários pode fazer aumentar suas vendas. Uma boa dica é fazer parcerias com fornecedores. Alguns deles oferecem treinamentos sobre produtos e, consequentemente, sobre atendimento.

7. Layout

Facilitar o fluxo de clientes, explorar a melhor disposição dos produtos e proporcionar uma experiência positiva de compra são ações que tendem a fazer com que seus clientes voltem a comprar em seu minimercado.

8. Variedade de produtos

Deve-se investir em uma variedade de produtos que atenda aos desejos dos clientes que frequentam o estabelecimento, ampliando o atendimento e satisfazendo as necessidades dos consumidores.

9. Prazo de validade dos produtos

O empreendedor deve estar permanentemente atento para descartar produtos fora do prazo de validade, evitando assim multas pelos órgãos competentes, bem como má reputação do seu negócio. O empresário também pode optar por separar os produtos perto do vencimento e, informando aos clientes, oferecê-los com desconto.

10. Serviços de comodidade

Oferecer serviços de conveniência que melhorem a experiência de compra dos clientes pode ser uma boa alternativa para tornar o negócio mais próspero.

Acesse a ferramenta

A ferramenta elaborada pelo Sebrae se destina a empresários que tenham negócio no segmento. 

Se você não tem negócio nesse segmento, selecione a opção “Não”, quando for perguntado. Você ainda terá acesso ao conteúdo.

Após o cadastro inicial, você responderá a dez perguntas de múltipla escolha, elaboradas para identificar a performance do seu negócio em relação a cada um dos dez fatores-chave.

Para cada resposta, há sugestões e dicas de como melhorar o desempenho naquele fator.


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