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Mercado e Vendas | ENCONTRO DE NEGÓCIOS

10 fatores-chave para você aprimorar sua atuação no artesanato

Conheça as questões que influenciam o sucesso de seu artesanato e use a ferramenta do Sebrae criada para identificar e aprimorar sua atuação.

· 21/11/2017 · Atualizado em 23/01/2019

Os fatores do sucesso

Para ajudar os artesãos a saberem se estão no caminho certo para seus negócios prosperarem, o Sebrae criou uma ferramenta que aponta os fatores-chave para o sucesso de pequenos negócios que atuam no artesanato. Com base em revisões bibliográficas, estudo exploratório e entrevistas com dezenas de especialistas, empresários e consumidores, foram identificados os dez itens mais sensíveis para o sucesso ou fracasso do seu negócio nesse ramo. O objetivo é mostrar ao empreendedor os pontos que devem ser aperfeiçoados para que sua atuação seja bem-sucedida. Entenda abaixo quais são eles.

Negocie com diferentes canais de comercialização, sejam eles digitais ou presenciais. Isso garante a rotatividade dos estoques e facilita o acesso dos clientes às peças produzidas.

As embalagens devem ser resistentes o bastante e adequadas ao transporte dos produtos, para que haja pouca frequência de quebras, arranhões e abrasões.

Não deve acontecer interrupções no fluxo dos produtos, desde o pedido da matéria-prima até a entrega pontual do produto ao consumidor. É isso que vai garantir a sua satisfação e fidelização com a empresa.

O gestor deve ter controle dos processo e das pessoas, planejar  objetivos e definir estratégia para médio e longo prazo. Além de capacidade de automotivação, proatividade para o aprendizado e para o trabalho, liderança, maturidade profissional e boa articulação.

Os produtos devem atender integralmente aos requisitos referentes:

  • Autenticidade.
  • Qualidade técnica.
  • Qualidade formal e estética.
  • Representatividade da cultura regional.
  • Adequação ambiental e  social no processo de produção.

É importante estimular o processo por meio de ações de melhoria, prevenção e correção. A produção deve ser realizada de forma racional e logicamente encadeada buscando minimizar o risco de perdas e atingir a eficiência produtiva.

Utilize sempre em conjunto canais físicos e digitais para venda e distribuição.

É importante participar de comunidades e fazer trocas de informações sobre os processos de produção, formação de preços, redução de custos de transporte e eventos de mercado. Esta socialização também permite difusão e disseminação de seus produtos em regiões que não teria acesso, se trabalhasse de forma isolada.

A equipe deve ser treinada para empregar as melhores práticas no processo de produção, operar os equipamentos com eficiência e garantir a economicidade.

Identifique e satisfaça as necessidades dos compradores.

Acesse a ferramenta

  • A ferramenta elaborada pelo Sebrae se destina a empresários que tenham negócio no segmento. 
  • Se você não tem negócio nesse segmento, selecione a opção “Não”, quando lhe for perguntado. Você ainda terá acesso ao conteúdo. 
  • Após o cadastro inicial, você responderá a dez perguntas de múltipla escolha, elaboradas para identificar a performance do seu negócio em relação a cada um dos dez fatores-chave.
  • Para cada resposta, há sugestões e dicas de como melhorar o desempenho naquele fator.
  • Ao final, você receberá um relatório por e-mail com as seguintes informações
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