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Thu Apr 08 09:12:42 BRT 2021
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Dia do Consumidor: data para aprender e vender mais

Conheça princípios e dicas que preparamos para você transformar a data em um divisor de águas e alavancar seus negócios de forma definitiva

· 14/03/2021 · Atualizado em 08/04/2021

Em 15 de março homenageia-se a figura daquele que “tem sempre razão” e motiva o empreendedor diariamente a se desenvolver e perceber novas oportunidades de negócio.

Foi nos Estados Unidos que, ao discursar no Congresso Americano, na mencionada data do ano de 1962, o então presidente John Kennedy conclamou, de forma pioneira, a celebração dos direitos do consumidor. Em suma, ele defendeu várias prerrogativas de quem compra, entre elas:

  • optar livremente pela aquisição (ou não) de um produto ou serviço;
  • receber informações corretas acerca de bens adquiridos;
  • ser ouvido em seus anseios e dúvidas; comprar com segurança, que compreende desde a qualidade até a possibilidade de troca ou desistência.

No Brasil, a data foi instituída apenas em 2014, mas o tema já vinha ganhando força desde a celebração do Código de Defesa do Consumidor, criado pela Lei nº 8.078/1990, em vigor desde 11 de março de 1991.

Em um mundo cada vez mais conectado pelas plataformas digitais, sobretudo quando o assunto são as estratégias para exploração da floresta de nichos do e-commerce, empreendedores e empresas – inclusive as micro – têm o dever de compreender a jornada dos consumidores de modo que seus produtos e serviços se traduzem em experiências que despertem encantamento e fidelização.

Nos últimos anos, consolidou-se, no comércio de todo o país, a tendência de estender a data festiva, que se transformou na Semana do Consumidor. O objetivo é implementar a oferta antecipada de promoções. Uma pesquisa realizada pela Social Miner em 2020 confirmou que consumidores já começaram a se engajar no início de março, tendo o pico do tráfego ocorrido dez dias antes do Dia Consumidor. Seja como for, é fundamental compreender que todos os dias devem ser especiais para se criar engajamento com os públicos e transformar o conhecimento em novas vendas.

Três estratégias para vender: 1. Faça promoções realmente atrativas, 2. Capriche na experiência do consumidor e 3. Seja visto!

 Você sabia?

Estudos apontam que, em média, o novo cliente leva "apenas" dois segundos para decidir, após olhar para a sua loja, se vai entrar ou não.


Todo dia é dia de encantar o consumidor, não é mesmo? Então anote mais algumas dicas para construir experiências significativas com seus clientes nesse Dia do Consumidor: 

  • Promova mais engajamento do que aglomeração. Carinho, envolvimento e emoção são capazes de conectar gente.
  • No atendimento presencial, seja ágil, e no atendimento digital, esclareça todas as dúvidas.
  • Transporte seu negócio para dentro da casa das pessoas! Mesmo que elas saiam do ambiente da sua loja, mais tarde saberão onde te encontrar e desfrutar do seu acolhimento. 

E lembre-se de detalhes simples que fazem toda a diferença. Se seu cliente compra remotamente, ele precisa conseguir acessar seu site e concluir o pagamento de sua compra; caso contrário, ele poderá desistir. Se o encontro se der presencialmente, não o aborde, acolha-o. Uma abordagem agressiva não vai deixar o consumidor confortável.

Veja também:

O curso Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor.

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Fontes:

https://youtu.be/MuMkk12nir0
https://www.pontodereferencia.com.br/experiencia-boa-para-todos/

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