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Tue Jun 09 15:26:29 GMT-03:00 2020
Mercado e Vendas
Dia dos Namorados: Como aproveitar a data para seu negócio
O Dia dos Namorados costuma ser a 3ª data mais importante para o comércio. Mesmo na pandemia, é uma oportunidade para aproveitar e incrementar as vendas.

Com todo o cenário que estamos vivendo, é preciso criatividade para mostrar vantagens, sair do óbvio e fazer o cliente pensar em novos produtos como possíveis presentes. É interessante mostrar ao consumidor que existem alternativas aos presentes tradicionais, como flores e chocolates.

E sim, é possível lucrar nesta data, sendo de qualquer segmento! Monte uma estratégia para contornar as dificuldades trazidas pela pandemia do novo coronavírus e adeque seu negócio.

Para as empresas que já estão abertas, na rua ou no shopping, deve-se preocupar especialmente em oferecer segurança ao consumidor. O objetivo é evitar aglomerações, portanto vale buscar soluções como atendimento antecipado pela internet para retirada na loja, presentes já prontos para entrega ou até mesmo?drive-thru.

Para as empresas que vão seguir aproveitando as oportunidades geradas pelo mercado digital, deve-se analise as opções para promoções para o cliente como frete grátis, entrega rápida, personalização do presente e parcelamento das compras (ou adiamento das parcelas).

Se prepare e tenha certeza que é possível celebrar o amor mesmo em tempos de pandemia.

Muitas estratégias são as mesmas para qualquer data e qualquer venda, mas o importante é se adequar à celebração e personalizar o máximo possível para que  o cliente se sinta especial e veja que a empresa se preocupa em oferecer o melhor serviço ou  produto. A ideia de que o produto foi pensado especialmente para essa ocasião ajuda a construir o momento que os seus clientes tanto procuram.

Para a empresa que quer montar kits, busque opções diferentes dos vistos no Dia das Mães, mais adequados à celebração a dois.

Se você trabalha com alimentação, além da tradicional cesta de vinhos com chocolate, procure oferecer um kit de cervejas artesanais ou de utensílios para cozinhar a dois.

Os tradicionais jantares românticos fora de casa, tão comuns nessa data, precisarão de um novo formato. Serviços de entrega de alimentos têm se tornado mais procurados nos últimos tempos, mas é preciso ir além da simples entrega. O foco deve ser encantar - leve a experiência do restaurante para a casa das pessoas com uma apresentação especial à altura da comemoração. E aqui a criatividade é livre... vale reunir todos da empresa para pensar em como surpreender o cliente, considerando a situação da empresa.

Estamos na época mais fria do ano, que tal montar um kit com cachecol, meias, ou ainda por que não um kit personalizado com pijamas e pantufas?

No momento que a vida social se restringe a casa, um kit de cinema, com ideias de filmes para os vários gostos, pipoca, refrigerante, guloseimas e um cobertor! Essa pode ser um ótima oportunidade para fazer uma parceria entre lojas de roupa e lojas de produtos para casa.

Tenha em mente que ter parceiros com vendas conjunta pode ser um grande diferencial nesse momento. E mesmo depois que a crise passar, podem ser excelentes oportunidades.

Outros negócios que ainda estão fechados, podem ver a data como uma oportunidade de reinvenção: por que que não oferecer um curso on-line de massagem para o casal fazer junto? Ou quem sabe apimentar a relação com brinquedos sexuais? Este será um Dia dos Namorados atípico, aproveite para oferecer algo diferente sem medo.

E não são só o apaixonados que podem celebrar a data: sua empresa pode pensar em kits para os solteiros! Brinque com a coisa de “odiar o Dia dos Namorados” e monte um kit de bebidas alcoólicas ou de aperitivos para uma pessoa! Mesmo no isolamento as pessoas buscam motivos para encontros virtuais com amigos.

Decoração para o Dia dos Namorados

Como sempre, a decoração  customizada relacionando com o amor é muito importante e remete visualmente o consumidor á data.

O objetivo é chamar atenção, mas cuide para não exagerar.

Para as empresas que já estão funcionando, aproveite a vitrine personalizada para atrair o cliente com produtos e serviços focados na data. Não é obrigatório usar vermelho, nem corações na vitrine, pense em outros objetos que remetam a essa data. Use a imaginação.

Se seu negócio vai vender online, personalize os cards de postagem com fotos de casais e quem sabe até com frases de inspiração de como curtir o momento mesmo com a pandemia. O importante é surpreender seus clientes com ações personalizadas.

Divulgação é fundamental!

Todas essas estratégias para vender no Dia dos Namorados são importantes, a comunicação é essencial!

Foto de Edgar Chaparro no Unsplash.

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