this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Wed Apr 07 10:02:43 BRT 2021
Pessoas | GESTÃO DO CONHECIMENTO
Dia Mundial da Saúde 2021: Construindo um mundo mais justo e saudável

Prioridade na vida das pessoas, o setor de saúde apresenta oportunidades para pequenos negócios, até mesmo em tempos de pandemia

· 06/04/2021 · Atualizado em 07/04/2021
Imagem de destaque do artigo

Todos os anos, em 7 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Organização Mundial da Saúde – OMS. Entidades e pessoas se reúnem para fomentar a consciência sobre a importância da manutenção da saúde e bem-estar da população.

A OMS define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”, ou seja, vai muito além da ausência de doenças. Portanto, para manter a saúde é preciso investir – tempo, energia, esforços – em todas as dimensões, desde as mais concretas (fazer exercícios físicos, ter uma boa alimentação, dormir bem) até as mais sutis (equilíbrio psíquico, bons relacionamentos etc.).

Saúde como prioridade

Saúde é uma prioridade pessoal, familiar e coletiva

Manter e conquistar um bom estado geral de saúde exige um certo grau de conhecimento e algum empenho.

A preocupação com a saúde pode ser observada pelo grande volume de buscas sobre o tema e quais as principais demandas dos clientes do setor de saúde.

Assim, da mesma forma que ter saúde mobiliza tempo, energia e esforços concretos, o mercado de saúde também pode ser definido como um sistema complexo, no sentido que há diversas variáveis e serviços envolvidos, em diferentes áreas, que compõem a totalidade do que chamamos de saúde.

Mesmo em momentos de crise, as pessoas dão grande valor à saúde e procuram meios de garantir o investimento necessário à sua conquista ou manutenção. Dessa forma as profissões e negócios ligados a esse mercado ficam, se não protegidos, bastante resguardados em comparação a outros setores.

Pequenos negócios

Pequenos negócios de saúde

Em meio à pandemia de Covid-19, o setor de saúde foi bem menos atingido do que outros. A 10ª edição da Pesquisa Online Sebrae, realizada entre 25/02/2021 e 01/03/2021, investigou a situação atual e o impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios.

Os resultados mostraram que os pequenos negócios da área de saúde sofreram menos, em termos de faturamento, do que outros setores, ficando em segundo lugar, atrás apenas do agronegócio. A perda registrada no setor de saúde foi de 19% em relação ao mesmo período do ano de 2019. Posição inversa ao dos setores mais impactados, como o de turismo, que perdeu 61% no mesmo período.

Assista um vídeo com 5 dicas que você deve saber antes de montar um serviço de saúde

Mercado

Mercado de Saúde

Formado por clínicas pequenas, médias e grandes, laboratórios de exames clínicos, de imagens e outros, consultórios de diferentes especialidades médicas, paramédicas e estéticas, academias, hospitais, farmacêuticas, serviços de home care e outros, é um mercado promissor e em franca expansão, inclusive com startups de saúde.

A cadeia de saúde suplementar ocupa uma posição importante na geração de empregos no País.  Dos 4,4 milhões de empregados na cadeia da saúde em janeiro de 2021, 3,4 milhões o foram no setor privado, representando 78% do total do setor de saúde, segundo dados do Relatório de Emprego na Cadeia Produtiva da Saúde – edição 45 – Jan/21 do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar.

Saiba como montar uma clínica de saúde.

Tecnologia

Tecnologia: aliada de atendimentos psicológicos

A pandemia e seus desdobramentos, entre eles o isolamento social, a crise econômica, dúvidas quanto ao futuro e medo de adoecer, têm provocado um sentimento de angústia disseminado pela população. Somados a todos esses fatores ansiogênicos, os empresários enfrentam temores quanto aos seus negócios, responsabilidades financeiras, trabalhistas e outras.

Cuidar da saúde mental é fundamental também e, nesse momento, a classe dos psicólogos se tornou ainda mais crucial do que anteriormente. A tecnologia tem sido grande aliada nos atendimentos terapêuticos, proporcionando tratamento efetivo para ultrapassar essa fase tão delicada.

Saiba mais:


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado