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Wed Apr 22 13:36:21 GMT-03:00 2020
Mercado e Vendas
Dicas de gestão para Salões e Profissionais de Beleza
Algumas dicas de gestão do negócio do setor de beleza para passar pela crise do Coronavírus

Listamos algumas orientações a empresários donos de salões de beleza e profissionais da beleza para minimizar os impactos deste período de quarentena devido ao COVID-19 com dicas de gestão: 

 

Dicas de Gestão para Salões de Beleza:

1.Evitar demitir colaboradores para não perder pessoas já preparadas e não ter custos com demissão;

2. Adiantar férias quando for possível;

3. Investir em capacitação remota para os colaboradores (e parceiros que quiserem participar). As capacitações podem ser feitas de formas simples, como por exemplo a indicação de um vídeo no YouTube, seguido de um debate online ou mesmo um curso online e gratuito do Sebrae 

4. Organizar o banco de dados de clientes (preferencialmente informatizado) e classificar segundo critérios que atendam melhor suas necessidades;

5. Organize os controles financeiros: custos fixos e variáveis, adaptando à redução temporária da demanda. Veja o que pode ser reduzido: plano de internet, plano de telefone, consumo de energia elétrica, consumo de água, consumo de insumos cosméticos e outros insumos para atendimento;

6. Pré-vendas de serviços a preço promocional, por exemplo: compre agora um pacote com 3 cortes de cabelo, pague por 2 e agende quando quiser.

7. Vendas de kits de produtos de beleza: veja em seu estoque de vendas produtos com data de validade mais próxima e divulgue a venda de kits em suas redes sociais a um preço promocional. Isso evita perda de insumos e mantem o contato de seus clientes com o seu negócio.

8. Realizar você mesmo pequenas reformas e ajustes, aproveitando dias que o estabelecimento estiver fechado. Uma nova cor na parede, por exemplo, é simples de fazer, barato e revigora o ambiente. 

 

Ações para minimizar o impacto nas receitas da empresa:  

1. Intensificar o uso dos canais digitais: TikTok, InstagramWhattsApp, Facebook e outras plataformas e aplicativos de venda;

2. Intensificar (ou adotar) o uso dos meios eletrônicos de pagamento;

3. Manter o contato com os clientes aquecido enviando: dicas de beleza; ofertas de produtos; curadoria de influencers interessantes para seguir.

4. Promover a venda delivery de cosméticos home care, elaborando kits de produtos que atendam às necessidades das clientes. Melhor ainda se forem personalizados, conforme histórico de procedimentos;   

5. Aumentar o engajamento de clientes, colaboradores e parceiros divulgando os trabalhos produzidos pelo time nas redes sociais com uma # (hashtag) específica do seu negócio. A comunicação não pode parar. 

 

Escrito por Andrezza K. R. Torres, Coordenadora Nacional do setor de beleza e Maísa B. Deorato, Coordenadora do Sebrae/SP do setor de beleza. 

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