this is an h1

this is an h2

Mon Feb 07 17:05:06 BRT 2022
Empreendedorismo | ABERTURA DE EMPRESA
Como escolher um nome de sucesso para sua empresa

Considere valores empresariais, tipo de produto ou serviço a ser oferecido, idioma, tamanho e pronúncia ao escolher o nome seu negócio

· 28/06/2015 · Atualizado em 07/02/2022
Imagem de destaque do artigo

A escolha do nome da sua empresa (o nome fantasia) é um dos passos mais importantes para quem está abrindo um negócio. A decisão deve ser tomada com base em aspectos que despertam no público-alvo a curiosidade de conhecer a empresa e adquirir o produto ou serviço oferecido por ela. O nome fantasia alinhado ao posicionamento de mercado e à identidade visual contribuirá para a sobrevivência do empreendimento.

O nome fantasia não é necessariamente igual ao nome empresarial, cujas regras estão previstas no Código Civil e que deve seguir determinado padrão previsto em lei. Disponibilizamos a seguir algumas dicas que podem ajudá-lo no processo de criação do nome fantasia.

Nome ideal

O nome ideal é aquele que tem apelo entre os consumidores, se diferencia dos concorrentes, é pronunciável e facilmente escrito. Nomes de grafia simples facilitam a busca na internet e até mesmo a indicação entre clientes. Não existe nome bom ou ruim, mas a pronúncia e a escrita são características essenciais para que a empresa seja lembrada pelos clientes.

Pense em um nome e faça um teste com seus parentes, amigos e potenciais consumidores, pedindo a opinião deles sobre aquele que você escolheu. O que pode soar bem aos seus ouvidos não será, necessariamente, agradável aos demais.

Lembre-se que o nome precisa transmitir valores ou atributos de sua empresa como: qualidade, confiança, agilidade, eficácia e conforto. 

Dicas

O processo de escolha do nome da empresa vai exigir criatividade mas também é necessário ter cautela: a tentativa de encontrar um termo engraçado, por exemplo, pode resultar em associações impróprias ou de conotação negativa.

Alguns questionamentos simples, baseado nas seguintes questões, podem auxiliar na busca pelo nome mais adequado:

  • Quais palavras que remetem ao seu empreendimento chamam a atenção do público-alvo?
  • Qual o melhor termo para descrever o serviço ou produto que oferece?
  • Quais símbolos, figuras ou personagens melhor representam o que a empresa faz?
  • Quais os nomes dos concorrentes? Há algum padrão no mercado?

Uma técnica utilizada é a combinação de palavras ou a criação de um novo termo que pode destacar ainda mais a sua empresa, assim como a junção de termos ou sílabas que denotem, imediatamente, uma característica do produto ou serviço. Sufixos ou prefixos como mini, slim, gran, fast, big, veloz, infra, extra, time e log podem indicar o caminho.

É importante evitar modismos, palavras que possam ficar ultrapassadas ou que copiem os nomes de grandes corporações. Nomes curtos, com poucas sílabas e no idioma nativo têm mais chances de agradar. Caso decida por nomes em outros idiomas, priorize palavras de amplo conhecimento do seu público-alvo. 

Registro

Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), é um órgão do governo federal que tem a responsabilidade de registrar a propriedade intelectual em patentes, marcas, desenho industrial e programas de computador. Após a escolha do nome, faça uma busca no site do INPI e verifique também na internet e em redes sociais se há outra empresa ou marca que já utiliza o nome escolhido.

Confirmada a originalidade do nome, é essencial registrá-lo no INPI para garantir sua propriedade sobre ele.

Saiba mais

Leia o artigo: Garanta a exclusividade no uso do nome comercial.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora