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Mon May 31 10:03:38 BRT 2021
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Dicas práticas para o Instagram

O Instagram pode ser um grande aliado para suas vendas. Veja dicas de como usar essa ferramenta para divulgar seus produtos e serviços!

· 04/08/2020 · Atualizado em 31/05/2021
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O Instagram tem sido a principal rede social para ser vitrine ou catálogo digital de diversos negócios. Apresentar seus produtos ou serviços para vender pelo Instagram é fundamental hoje em dia. Por isso, preparamos dicas práticas para você usar o Instagram em prol do seu negócio, confira:

Dica 01 - Tenha um perfil comercial. O perfil comercial mostra métricas, indicadores de desempenho dos seus posts. Também é possível ter informações dos seus seguidores, a faixa etária, horário que mais usa o aplicativo e de quais estados do País ele são. Outro ponto do perfil comercial é que ele permite, em conjunto com Facebook, fazer anúncios pagos.

Dica 02 - Tenha uma foto de perfil que mostre identidade visual da sua empresa ou então que mostre você trabalhando no produto.

Dica 03 -  Crie um nome de usuário fácil de lembrado e fácil de ser escrito, isso facilita para o cliente na hora de te procurar nas redes.

Dica 04 - Coloque na bio do Instagram a proposta de valor do seu negócio, o que te torna diferente dos outros. É importante que todos seus contatos estejam muito visíveis, assim como horário de funcionamento e endereço.

Dica 05 - Use o Linktree, ferramenta que possibilita você colocar diversos links em uma só página! Como o link para o WhatsApp, para o site, cardápio, etc.

Dica 06 - Foque no engajamento do seu cliente! Como as pessoas interagem com você, com sua marca e o conteúdo publicado. Só o número de seguidor não importa, o que importa é o relacionamento que seus seguidores têm com você, assim eles se tornam um consumidor do seu produto.

O importante no curto prazo que as pessoas que já te seguem realmente queiram comprar de você e tenham interesse no seu produto!

 

Ranking de Engajamento (do menos relevante para o mais):
Dica 07 - Crie um calendário editorial, ele ajuda na organização e planejamento de tudo que será postado e isso favorece o engajamento! A frequência de postagens é essencial para o Instagram, o cliente se acostuma com a sua agenda.

Exemplo: 
Segunda-feira - Mostre o passo-a-passo (seja de um produto, sua rotina ou de como fazer um pedido para sua empresa). 
Terça-feira - Dica sobre a sua área de atuação. 
Quarta-feira - Perguntas e respostas.

Use sua criatividade para entreter seus seguidores!


Dica 08 - Aposte no poder das imagens! As pessoas começam a comer com os olhos, para isso uma boa foto precisa de uma câmera de qualidade (pode ser do celular mesmo!), boa iluminação (a luz natural é ótima) e uma composição do cenário!

Dica 09 - Feed do Instagram: poste todos os dias. O conteúdo precisa ser mais elaborado no feed do que nos stories. Ele costuma ser a primeira impressão ao acessarem sua página.

As fotos devem ser harmônicas. Uma ferramenta bastante usada para organizar o feed é o canva.

Dica 10 - Stories do Instagram: abuse desse recurso! Faça enquetes com seus seguidores, mostre passo a passo. Use recursos como o boomerang e timelapse para que os vídeos fiquem dinâmicos.

Dica 11 - Crie destaques com os stories que compensam ser guardados para os clientes assistirem sempre que quiserem! O cardápio é uma boa opção para ficar nos destaques!

Dica 12 - Criar Hashtags (#), é uma maneira de juntar conteúdos de um tema, isso facilita para o usuário encontrar algum conteúdo!

Dica 13 - Marque sempre a localização quando postar algo. Isso faz com que o Instagram leve seus posts para pessoas próximas a sua localização.

Dica 14 - Faça sorteios e posts que estimulem seus seguidores a marcarem amigos nas suas postagens!

Essas dicas são rápidas de serem colocadas em prática! Procure canais que sejam inspiradores para você no Instagram, que sejam relacionados ao seu negócio e também veja através das Hashtags o que as pessoas tem postado sobre o produto ou serviço. 

Sensibilize-o da importância do movimento #compredopequeno e reforce que seu produto ou serviço pode ajudar a vida das pessoas nesse momento.

Escrito por Bianca Pedroso e Mayra Viana, colaboradoras do Sebrae Nacional.
Foto de Lisa Fotios no Pexels.


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