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Tue Apr 18 06:14:22 BRT 2023
Inovação | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Economia baseada nas tecnologias da informação

Pequenos negócios deverão investir em automação comercial para acompanhar as tendências da economia.

· 02/01/2014 · Atualizado em 12/03/2023
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O futuro dos negócios dependerá da capacidade de gerir as informações nas empresas, transformando-as em conhecimento e transmitindo-as aos interessados. E para que isso aconteça serão necessários investimentos em automação comercial.

A seguir, alguns exemplos de indicadores:

  • Faturamento de produtos de fabricação própria e de produtos de revenda;
  • Rentabilidade de cada grupo de produtos;
  • Curva ABC dos produtos vendidos (instrumento para se examinar estoques, a permitir a identificação daqueles itens que justificam a atenção e o tratamento adequado quanto à sua administração);
  • Preços de venda dos produtos;
  • Capital de giro disponível;
  • Despesa operacional;
  • Custo da Mercadoria Vendida;
  • Ponto de equilíbrio;
  • Produtividade por funcionário;
  • Nível de endividamento permitido da empresa.

O investimento em inovação tecnológica e na capacitação dos funcionários permitirá aos pequenos negócios acompanharem a movimentação da economia baseada na informação.

Gestão administrativa e financeira

Saber se é lucrativo ou não é uma informação vital para o negócio. Assim, é necessário saber onde e quando ocorrem desperdícios, perdas, erros em receitas, perda de vendas. É também necessário analisar a produção, ou seja, transformar a informação em conhecimento.

Para tanto, a empresa pode fazer um controle com a apuração do Custo da Mercadoria Vendida (CMV).

Deve-se verificar ainda aspectos como:

  • Custo de aquisição: valor de compra do produto junto ao fornecedor;
  • Mark-up: percentual aplicado sobre o valor do produto adquirido, que é predeterminado para cada produto e leva em consideração a sua rotatividade, as perdas e o preço de venda;
  • Venda prevista: valor determinado pela soma do custo da mercadoria vendida mais o mark-up;
  • Participação na venda por departamento: participação de cada produto ou departamento, em percentual, no total das vendas;
  • Margem de Contribuição: valor com que cada produto participa, em percentual, para a formação do lucro bruto;

É fundamental que o empreendedor faça mensalmente o seu resultado operacional. É a partir dele que se define o lucro da empresa.

Em resumo

É preciso saber transformar as informações presentes no dia a dia em conhecimento, pois só assim será possível planejar melhor o gerenciamento da empresa. As tecnologias da informação estão aí para facilitar esse trabalho.


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