Os desafios do empreendedorismo brasileiro são muitos, mas o empreendedor consegue enxergar oportunidades onde a maioria das pessoas encontra problemas.
Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade.
A própria definição de empreendedorismo já é uma inspiração para fazer acontecer. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.
No Brasil, a força capaz de mover o país vem de cada empreendedor que traz em si doses de otimismo, confiança, coragem e resiliência.
Tais características do empreendedorismo brasileiro são necessárias para enfrentar os desafios de quem empreende no País. A lista dos principais desafios do empreendedorismo brasileiro traz a alta carga tributária, burocracia, obtenção de crédito, permanência no mercado, inovação, marketing e vendas, gestão financeira, gestação de pessoas e capacitação profissional.
Felizmente, nem só de dores vive o empreendedorismo brasileiro. Para cada desafio, uma solução ou oportunidades surgem. Alta carga tributária, obtenção de crédito e gestão financeira passam por um bom planejamento financeiro.
Permanência no mercado em tempos digitais tem muito a ver com inovação, marketing e vendas no campo virtual.
Exemplos de oportunidades de empreendimento:
Desenvolvimento de games para celular: Um dos mercados que explodiu durante a pandemia foi o de games, com faturamento recorde de R$851 bilhões em 2020. Só o segmento mobile faturou R$ 402,5 bilhões, graças ao aumento exponencial de downloads de jogos para celular.
Venda de produtos vegetarianos e veganos: 14% da população brasileira já se declara vegetariana (30 milhões de pessoas). Nos Estados Unidos, 25% da população entre 25 e 34 anos se declara vegetariana, claramente um mercado em expansão.
Venda de cosméticos naturais e artesanais: os cosméticos naturais ganham destaque no mercado de beleza, 62% dos brasileiros acreditam que os cosméticos deveriam ser formulados apenas com ingredientes naturais e orgânicos.
O Sebrae e o empreendedor brasileiro
Para saber mais, o Sebrae traz soluções que atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado.
O foco é no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, incentivo a educação empreendedora na educação formal, feiras e rodadas de negócios.
Em outubro de 2022, o Sebrae promoveu em São Paulo a Feira do Empreendedor e o conteúdo está disponível on-line.
Foi um prazer te ajudar :)
