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Empreendedorismo | DESAFIO
Empreender por amor: como fazer um negócio a dois dar certo

Quando as vidas pessoal e profissional se juntam, deve-se lidar com os conflitos com sabedoria para que a gestão em casal seja a chave para o sucesso.

· 01/06/2017 · Atualizado em 05/09/2022
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Para alguns casais, as responsabilidades da vida a dois vão além de cuidar da casa e da rotina. Empreender junto ao parceiro é um desafio e, para que a união das vidas profissional e pessoal não se torne um problema, é preciso saber administrar e entender as diferenças de cada um dos lados.

Apesar das dificuldades existentes na maioria dos empreendimentos familiares, o amor e a harmonia de um relacionamento, quando refletidos na gestão de um novo negócio, podem gerar ótimos resultados. Para apoiar aqueles que estão pensando em dar início a um negócio com o parceiro, separamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença. 

Sonhem juntos

A vida em casal começa quando duas pessoas juntam seus sonhos e suas metas para o futuro. Assim, logo que a decisão de começar um negócio é tomada, o primeiro passo é traçar, em conjunto, os planos e objetivos da empresa. E ambos têm que concordar com os rumos do negócio.

Quando as vontades estão alinhadas, as chances de que a gestão do negócio seja coerente são maiores. Para isso, basta que exista uma relação de cumplicidade, confiança e entrega mútua. Mas para que o sonho não se transforme em pesadelo, é fundamental ter paciência e manter o diálogo sempre aberto.

Perseverança e união foram as palavras que renderam o sucesso da empresa Eventbrite, fundada em 2006 pelo casal americano Julia e Kevin Harz. No início, quando tinham acabado de noivar, Julia relutou em começar um negócio com seu companheiro, pensando na dificuldade de conciliar a nova vida – os dois haviam começado a morar juntos recentemente – com a abertura de uma empresa.

A perseverança e a positividade de Kevin, porém, fizeram a noiva mudar de ideia e, atualmente, a Eventbrite, além de contar com cerca de 300 empregados, já registrou mais de US$ 3,5 bilhões em vendas brutas de ingressos e define-se como a maior plataforma de gerenciamento de eventos e vendas de ingressos.

Empreender em casal pode dar certo: a Eventbrite cresceu rápido, conquistou espaço no mercado e já vendeu mais de US$ 3 bilhões em ingressos.

Saiba dividir as tarefas

Essa lição precisa ser aplicada a qualquer tipo de empreendimento, inclusive ao negócio a dois. Mas, diferentemente do que acontece nos demais tipos de sociedade, o casal conhece muito bem suas preferências e habilidades.

Para abrir um negócio em casal, é preciso ter muito equilíbrio para acabar não se frustrando. Aprenda a conciliar tudo isso de acordo com o que cada um prefere fazer, mas seja flexível: nem sempre dá pra fazer tudo exatamente do jeito que desejamos, então é preciso ser mais maleável.

A divisão de tarefas da empresa não deve se espelhar na divisão de tarefas domésticas que, muitas vezes, é desigual e baseada em padrões de gênero - a não ser que seja definida, por ambas as partes, a adoção de uma hierarquia diferente. Ainda assim, as opiniões dos dois lados do casal precisam ter o mesmo peso na hora de tomar grandes decisões. Além disso, é extremamente importante, para os homens, perder o medo do papel da mulher na gestão do negócio.

Por isso, assim como no relacionamento, é preciso saber lidar com as opiniões diferentes do seu parceiro, já que um segundo ponto de vista pode ajudar a enxergar outros aspectos de uma situação e levar a uma tomada de decisão mais assertiva.

Casamento x Empresa

É importante entender que, na maioria das vezes, um clima ruim no escritório pode ser relevado pelo casal ao chegar em casa, mas que é mais difícil fazer o mesmo quando o contrário acontece. Ainda que o tempo reservado à vida particular do casal possa ser invadido constantemente pelas tarefas da empresa quando as vidas profissional e pessoal convergem, o relacionamento fora do escritório deve ser prioridade.

Momentos de tensão são inevitáveis e saber manter a calma é essencial. É muito mais fácil que as divergências, que não eram percebidas em casa, apareçam na hora de gerir um negócio. Por isso, lembre-se de que o diálogo é necessário para que essas diferenças não estraguem o clima fora do expediente.

Um exemplo disso foi a união das vidas profissionais de Luiz Fernando e Simone Amaral, que, em 2004, resolveram abrir o Centro de Formação de Terapia Corporal, em Niterói. Desde o começo, os dois tomam grandes decisões juntos, mas têm funções bem estabelecidas: ela cuida da administração e da produção de eventos; ele coordena questões pedagógicas do espaço e assume as tarefas domésticas.

Em entrevista para o jornal O Globo, o casal de terapeutas disse que, para um casamento ser duradouro, é preciso cooperação. Para Luiz Fernando e Simone, os maiores conflitos estão relacionados à competição: “Briga-se muito sobre quem faz mais. Enquanto um acha que trabalha mais e é sobrecarregado, o outro se sente menosprezado”. E, normalmente, eles não percebem essa competição.

Assim como relacionamentos, não existem sociedades 100% perfeitas. É necessário aprender a lidar com os problemas, sempre se colocando no lugar do parceiro, já que dividir responsabilidades significa também compartir a culpa por coisas que podem vir a dar errado e, principalmente, partilhar a alegria do sucesso.


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