Fri Oct 30 16:03:42 GMT-03:00 2020
Mercado e Vendas
Então é Natal, o que fazer para vender mais?
Confira a nossa lista de Natal. São dicas imperdíveis para você incrementar a estratégia de venda do seu negócio para o fim do ano!
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Como andam as ações da sua empresa para as vendas deste fim de ano? Você ainda não se mexeu e quer ajuda para começar ou a execução do planejamento já está a todo vapor e quer ver o que ainda pode melhorar?

O natal é um dos eventos mais lucrativos do ano, uma celebração global que sempre trouxe grandes resultados de vendas para a maioria das empresas. A data, que acalenta o coração de muita gente, é a mais esperada do ano pelo comércio, pois as pessoas estão mais dispostas a gastar com presentes e lembrancinhas para os entes queridos. Mesmo com a situação financeira de diversas famílias abalada neste ano devido à pandemia do Coronavírus, estima-se que será ainda a data sazonal com mais venda no ano.

2020 colocou em evidência um forte modelo de negócio, que já existia há tempos, mas foi repensado e intensificado por várias empresas: a venda digital. Quantas empresas que não faziam parte do digital e agora estão colhendo ótimos resultados desse canal?

Os consumidores digitais vieram com tudo também. Mesmo quem tinha receio de comprar online, viu como uma alternativa para continuar o consumo. Podemos dizer que 2020 foi o ANO DO COMÉRCIO ONLINE.

Assim, é importante, mesmo com a Retomada das Atividades em seu estado/município, manter a atenção nas vendas por redes sociais, vendas por WhatsApp e Loja Online – se existir.

Nós preparamos uma lista de Natal para presentear você. Mas não se preocupe, tudo o que queremos é dar dicas para sua estratégia de vendas. É mais do que hora de arregaçar as mangas e começar a trabalhar.

Atraia o público com uma decoração temática: o espírito natalino precisa estar presente na sua loja, não deixe faltar algo na decoração que remeta à época natalina, como por exemplo, árvore de Natal, bonecos de Papai Noel etc. A decoração estimula os clientes à compra de presentes. E se sua loja é online, por que também não enfeitá-la? É muito legal entrar em um ambiente online e se sentir próximo do que acontece no ambiente off-line!

 Faça promoções: determine o volume de produtos que quer vender e em quanto tempo. Com base nisso, defina o mix de produtos que terão os preços reduzidos e quão agressivos serão os descontos. Lembre-se que clientes que vem por produtos com descontos muitas vezes compram também produtos que estão com preço cheio quando agradam ou acham ideal para o presenteado.

 Ofereça boas oportunidades: Você pode criar outros tipos de oportunidade para seu consumidor, como: entregas gratuitas, cartão fidelidade, cupons...

Crie ótimas condições de pagamento: descontos e ofertas, como “leve 3, pague 2”, e facilidades nas formas de pagamento são boas formas de estimular o consumo.

 Já ouviu falar em “boxing day”: Dia 26 de dezembro tem se popularizado como um dia de grandes liquidações de produtos que não foram vendidos no Natal, com promoções similaresa à Black Friday. Há lojas que aproveitam o dia para organizar os saldos e reduzir drasticamente o preço dos produtos não vendidos no Natal.

 Informe os prazos para a devolução e troca de presentes: deixe claro no produto sobre os prazos e formas de trocas. Nem sempre acabam acertando o nosso gosto e é muito comum que a semana depois do Natal se transforme numa saga para trocar os presentes. Aproveite este momento para incentivar a compra de produtos complementares ao produto trocado.

 Já pensou na categoria “presentes quentes”? O nome é uma criação nossa, mas basicamente são os produtos mais procurados na temporada. A dica aqui é incentivar a compra de itens que são a febre do momento.

 Aproveite os retardatários: você sabe que muita gente deixa para comprar os presentes na última hora, por isso prepare o seu estoque. Ajude o cliente a encontrar o que precisa, encorajando-o também a retornar para futuras compras.

 Comemore o Ano-Novo: um ano novo traz esperança de dias melhores e mais prósperos. Invista nesse sentimento e continue impulsionando as vendas com promoções pós-feriado e com atratividades em suas redes sociais.

 Fidelize os clientes: o Natal é uma grande oportunidade de aumentar os lucros, mas também é um ótimo momento de criar relações duradouras com os clientes, por meio de um bom produto e de um atendimento impecável.

 Solucione problemas: o cliente vai até a sua loja e vai sentir vontade de voltar se você oferecer soluções rápidas para as necessidades dele. Uma boa ideia aqui é criar pequenas listas com sugestões de presentes, pois muitas pessoas têm dúvidas do que comprar para presentear amigos e familiares - as redes sociais são ideais para isso! E lembre-se que esse foi um ano diferente, mais do que presentes, as pessoas querem se sentir queridas. Isso traz oportunidade para mostrar o benefício do produto ou serviço.

Treine sua equipe tanto de venda como de suporte: Não adianta nada fazer um bom planejamento e deixar seu consumidor insatisfeito. Muitas empresas contratam mais funcionários nessa época e é preciso ensiná-los sobre a empresa e seus serviços.

 Organize a loja: a boa disposição dos produtos facilita, tanto para o vendedor quanto para o cliente, identificar o que se procura, e isso pode ser decisivo para o momento da compra. Com a pandemia, o layout de sua loja já deve ter sido adaptado, mas para esse período - que pode ter mais visitas do que o normal -, é preciso pensar em como será feito o distanciamento para que todos fiquem seguros dentro do seu espaço. Se você tem um site, invista em facilidade de encontrar as informações principais como preço, descrição do produto, fotos, depoimentos e também canais de contato caso o consumidor queira tirar alguma dúvida.

 Esteja nas redes sociais: ser ativo no ambiente digital é uma ótima maneira de divulgar sua marca e, com isso, aumentar seu alcance e vender mais. Esse ano essa forma de divulgação é ainda mais importante! Se quer saber como fazer isso da melhor forma, conheça cursos gratuitos e conteúdos em nossa página de Mercado Digital.

Presença através de presentes: Esse ano a conexão será mostrada em alguns casos a distância... sua empresa também pode pensar em como aproveitar esse tipo de venda com produtos especiais sendo entregues diretamente ao presenteado. Incluir cartões personalizados dão um toque afetivo ao presente! Afinal quem não gosta de ser lembrado de uma forma especial?

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