this is an h1

this is an h2

Tue Jul 26 09:30:10 BRT 2022
Empreendedorismo | STARTUP
Entenda a diferença entre sócio-capitalista e investidor de risco

Enquanto um busca riscos mais baixos, com modelos tradicionais, o outro aceita correr riscos bem mais altos, desde que o potencial de retorno seja muito maior.

· 17/01/2014 · Atualizado em 26/07/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O conceito de sócio-capitalista é antigo e bastante aplicado por empresários brasileiros, tanto nas empresas nascentes como naquelas que já possuem experiência de mercado.

Recentemente, em revistas, jornais e outros meios de comunicação, fala-se cada vez mais sobre o papel do investidor de risco.

Apesar de serem muito parecidos e não terem uma definição formal e padronizada, esses dois tipos de investidores possuem algumas diferenças do ponto de vista prático.

Um sócio-capitalista é aquele que entra com o capital para suprir a necessidade de qualquer tipo de empresa, seja um consultório médico, uma delicatessen ou uma pequena indústria.

Normalmente, sócios-capitalistas procuram negócios que tragam retorno no longo prazo e podem desembolsar o dinheiro gradualmente, à medida que a necessidade de capital aumenta. Em muitos casos, um sócio-capitalista poderá pedir um plano de negócios para tomar sua decisão; em outros, pode somente cobrir as despesas e custos do dia a dia conforme o projeto da empresa é implementado.

Um investidor de risco, ou somente investidor, tem um interesse um pouco diferente: mais do que se preocupar tanto com a quantidade de dinheiro investida, ele está atento para que o potencial de retorno desse investimento seja muito alto e para que venha o mais rápido possível.

O sócio-capitalista aceita viver dividindo os lucros da empresa com os outros sócios ao longo do tempo, enquanto paga seu investimento e aguarda retornos maiores. O investidor, por sua vez, tenta garantir que o empreendedor valorize muito a empresa, com lucros muito altos ou ganhando mercado rapidamente, para então vender seu percentual no negócio, na hora certa, para o comprador certo, pelo maior valor possível.

O principal cuidado ao procurar um sócio investidor é avaliar o quanto ele vai agregar além do dinheiro, pois é com ele que você vai dividir lucros, riscos e responsabilidades, além de tomar decisões sobre os rumos da empresa.

Se tiver indícios de que o sócio não é um profissional com credibilidade e responsabilidade, ou mesmo que não tenha os mesmos valores que você, é melhor não firmar a sociedade.

É necessário prestar atenção aos seguintes detalhes ao buscar um sócio:

  • O que ele espera de você e o que você espera dele;
  • Até onde podem chegar juntos;
  • Quais são os direitos e deveres de cada parte.

Se esses fatores não forem bem definidos na hora de procurar um sócio investidor, você pode ter problemas no futuro. 

Em resumo, o sócio-capitalista geralmente busca um risco mais baixo ao investir em um modelo tradicional que traga retorno no longo prazo, podendo se envolver bastante na gestão da empresa. Por outro lado, o investidor aceita correr riscos bem mais altos, em negócios não provados, desde que o potencial de retorno seja várias vezes maior em um tempo curto, isto é, entre três e cinco anos. O investidor, porém, raramente irá se envolver diretamente no dia a dia de gestão da empresa.

Ao procurar investimento para sua empresa e decidir que o correto é a entrada de um sócio com capital, pense bem se você está procurando o perfil correto e oferecendo um negócio atraente para o investidor certo.

Leia também:


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?