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Fri Sep 27 09:57:53 BRT 2019
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Bootstrapping: como abrir sua startup com recursos próprios?

Conheça essa estratégia e faça download de um livro gratuito sobre o assunto.

· 17/01/2014 · Atualizado em 14/03/2019

O termo é difícil de traduzir, mas fácil de entender e muito importante para empreendedores de startups. Bootstrap significa criar sua startup usando somente recursos próprios, apertando os cintos do time e não recorrendo a investidores externos. Se há alguma entrada de capital, ela vem dos primeiros clientes.

A tradução literal de “bootstrap” é alça de bota - aquele pedaço de couro ou tecido que fica atrás da bota e acima do calcanhar, facilitando na hora puxá-la com as mãos para calçar.

Por causa disso, o termo “levantar a si próprio pelas alças da bota” era usado em inglês desde o século XIX para ilustrar tarefas impossíveis, como pular uma cerca alta puxando suas próprias botas com as mãos.

A metáfora de fazer o boostrapping da sua startup indica justamente esse processo autossustentável de alavancar a si próprio. Mas cuidado para não confundir bootstrapping com “fazer um bico” ou gerar um pequeno produto que pague as contas enquanto se materializa a proposição de valor da sua startup. Bootstrappers costumam ser empreendedores com capacidade muito acima da média, e raramente são iniciantes.

Empresas que você conhece e respeita - como Microsoft e Dell - foram criadas por bootstrapping, com um grande esforço do empreendedor e seu time inicial.

Esses “bootstrappers” costumam ter um foco muito claro no cliente desde o primeiro momento, especulando menos e validando todas suas suposições - além de terem uma intuição muito forte sobre o caminho certo a seguir. Bootstrappers são quase sempre outliers, pontos fora da curva. 

Vantagens e desvantagens

Empreender não é para qualquer um. Bootstrapping, muito menos. Em geral, abrir uma startup assim demora o dobro do tempo. Além disso, essa estratégia pode não ser benéfica para todo mundo: em mercados muito dinâmicos, não vale a pena aguardar demais e deve-se buscar capital de risco para ser um first-mover; em outros casos, o empreendedor pode não ter condições financeiras de se auto-alavancar.

Mesmo assim, bootstrapping deve ser sempre a primeira tentativa do empreendedor, pois ele não precisará dar um percentual considerável da startup para terceiros.

Para saber mais sobre o tema, leia o “Bootstrapper's Bible” de Seth Godin: o livro é gratuito e está disponível na web.

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Autor convidado: Yuri Gitahy, fundador da Aceleradora.

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