Esse nicho de mercado deve ser bem planejado. Para se destacar, é preciso especialização, inovação e conhecimento das novas tendências e serviços. Confira!

Há muito potencial no mercado de beleza e estética, o que pode gerar negócios tanto na indústria como no comércio e também na prestação de serviços relacionados aos produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
Neste conteúdo, falaremos especialmente das esmalterias como uma oportunidade de negócio rentável. E sabe por quê? Porque o Brasil é, nada mais, nada menos, do que o segundo maior país consumidor de esmaltes do mundo. Perde apenas para os Estados Unidos.
A esmalteria é um espaço de beleza cujo foco está nos serviços de manicure, pedicure e de produtos ligados a esmaltes. Por isto, dizemos que é um negócio voltado a um nicho de mercado, ou seja, tem um público exclusivo.
Por que abrir uma esmalteria?
Muitos empreendedores se perguntam se vale a pena abrir uma esmalteria e se há público para este tipo de negócio.
Para saber isso, uma boa avaliação do negócio vai te ajudar a decidir como você vai posicioná-lo. Por exemplo, você pode posicioná-lo como um negócio pequeno, com poucos profissionais, fazendo o básico e competindo diretamente com os salões de beleza; ou um lugar mais sofisticado, com especialização e inovação nos serviços, onde se pode pensar em um tíquete médio mais alto, que traga uma rentabilidade maior.
Deve-se também fazer um planejamento para avaliar se vale a pena abrir o negócio e quais os desafios e oportunidades que ele oferece. Assim, primeiramente, é preciso fazer um Plano de Negócios ou um Canva para avaliar se ele vale a pena para você, empreendedor.
O Sebrae Canvas, por exemplo, é uma ferramenta utilizada para criar o seu modelo de negócios, tornar o seu projeto mais visual e tirar as suas ideias do papel!
Mas, vamos lá, quais seriam os motivos que levam o consumidor a preferir uma esmalteria ao salão de beleza?
O público que procura uma esmalteria busca por:
- Especialização.
- Inovação.
- Bem-estar.
- Esmaltes diferenciados e técnicas como “nail art”, que é uma forma mais artística de embelezar as unhas.
Além disso, muitos consumidores querem simplesmente não precisar ouvir o ruído de secadores, ficar expostos a odores de tintura ou estar em um espaço onde haja muita movimentação de clientes e profissionais dentro do estabelecimento. Outros querem ir a um espaço dedicado, um local onde encontrem profissionais especializados em unhas e que conheçam melhor as novas tendências de mercado, eles desejam algo diferente, novas técnicas e até mesmo serviços mais sofisticados. E, ainda, há aqueçes que, além de buscar cores, desenhos, adesivos e outros atributos diferenciados, querem serviços diferenciados como: unhas de gel, acrigel e fibra de seda.
Se engana quem pensa que em uma esmalteria apenas se oferece o serviço de manicure e pedicure. Há muito potencial de serviços a oferecer.
Plano de negócios para a abertura da esmalteria
É com o auxílio do plano de negócios que você analisará a viabilidade da criação e tomará as decisões certas para se tornar um empreendedor bem-sucedido.
Dicas de plano de negócio
Você deve ter um plano de negócio que responda a essas questões:
- Quanto custa montar o negócio?
- Qual seu propósito? Para se abrir um negócio tem que se pensar se o negócio é viável em termos de mercado e no âmbito pessoal de quem vai empreender.
Além disso, é necessário saber:
- Qual o capital de giro necessário à operação?
- Qual o valor a ser cobrado por cada serviço ou produto?
- Qual o ponto de equilíbrio?
- Qual a estimativa de lucro?
- Qual o prazo de retorno do investimento?
Passo a passo para a abertura
Com o plano de negócios em mãos, chegou a hora de constituir uma empresa e providenciar o que for preciso para abrir as portas. É bom contar com o auxílio de um contador para que tudo seja feito conforme a legislação.
Você precisará ainda:
- Avaliar o local de abertura: escolher um ponto para a sua esmalteria;
- Adaptar o ambiente às exigências legais e recomendações sanitárias;
- Constituir a pessoa jurídica ou a sociedade, caso tenha algum sócio;
- Definir a tributação mais adequada ao perfil do negócio: MEI, Simples, Lucro Presumido ou Lucro Real;
- Obter as licenças obrigatórias exigidas do Estado e Município, como alvará de localização, da Secretaria da Saúde, Corpo de Bombeiros, dentre outros;
- Comprar equipamentos;
- Fazer estoque de produtos e insumos;
- Conhecer as normas previstas no Código de Defesa do Consumidor;
- Selecionar e treinar a equipe.
Depois de tudo pronto, é claro, está na hora de trabalhar a sua marca, de acordo com o melhor design para que sua marca represente os propósitos e valores do seu negócio; e atraia o público que busca por este serviço tão específico, mas também tão necessário para a beleza das unhas dos pés e das mãos.
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