Tue Dec 22 20:51:16 GMT-03:00 2015
Inovação
Estoque e logística: a embalagem no e-commerce
A embalagem se tornou item fundamental para as atividades de qualquer e-commerce.
  • Exemplos de embalagem
  • Como deve ser a embalagem

A embalagem tem ligação direta com a imagem de uma empresa, por isso, um e-commerce deve investir em embalagens que, além de serem eficazes e protegerem o produto, devem também encantar seus clientes.

Embalagem além de ser uma caixa, pode também ser uma forma de conquistar o cliente. Ela pode representar um diferencial entre um e-commerce e o seus concorrentes.

Inicialmente a embalagem deve ser eficiente e proteger o produto no trajeto até chegar à casa do cliente, assegurando que a mercadoria chegará intacto.  Por isso, muitas vezes, uma simples caixa, pode não servir. Nesse caso, complementa-se com outros materiais, como plástico-bolha, por exemplo.

Para a logística, a embalagem é item de fundamental importância, possui relacionamento em todas as áreas, e é essencial para atingir o objetivo logístico de disponibilizar as mercadorias no tempo certo, nas condições adequadas e ao menor custo possível.

Exemplos de embalagem

Existem diversas maneiras para o pequeno e-commerce embalar e transportar seus produtos, com segurança, até seus clientes.

Alguns exemplos são:

  • Embalagens de papelão ondulado com divisórias
  • Embalagens com suportes internos produzidos a partir de garrafas recicláveis.
  • Utilização de papeis kraft que podem ser usados para acolchoamento.
  • Polpa moldada para proteção de produtos.
  • Sistemas de acolchoamento infláveis.
  • Luvas protetoras (em rede ou infláveis).

Como deve ser a embalagem

As lojas devem ter como prioridade garantir que o produto será entregue do mesmo modo com que foi embalado: em perfeito estado.

Para isso é importante que se tome alguns cuidados, como:

  • Embalar corretamente o produto de acordo com sua necessidade;
  • Estar sempre protegido qualquer que seja o meio de transporte: terrestre, marítimo ou aéreo;
  • Proteger o produto para que não se altere devido ao tempo entre sair do armazém e chegar ao cliente final (principalmente alimentos);
  • Proporcionar facilidade para armazenagem durante o transporte;
  • Proporcionar agilidade durante o manuseio.

Uma embalagem com característica satisfatória é aquela que além de eficaz, é agradável à vista do cliente. Sugere que o produto foi bem tratado, e que o lojista se importou em enviá-lo com uma embalagem bonita, sem etiquetas mal feitas ou fitas adesivas excessivas. 

Já uma embalagem encantadora é aquela embalagem personalizada, pensada exatamente para o tipo de produto vendido, que proporcionará ao consumidor uma satisfação tão grande quanto o produto em si. 

É na movimentação de materiais dentro dos armazéns e na troca de meios de  transporte onde a embalagem sofre os maiores impactos que podem causar danos a embalagem e ao  produto. 

É nessa etapa que os impactos da utilização de embalagens inadequadas podem ser percebidos, seja pelo alto número de perdas, seja pelo aumento do custo decorrente destas perdas.

A embalagem perfeita é, portanto, aquela que consegue reunir três atributos essenciais:

  • é eficaz - capaz de proteger o produto;
  • é satisfatória - sugere que o produto foi bem tratado;
  • é encantadora - que mostra que o lojista pensou no cliente antes de enviar a mercadoria.
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