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Sun Mar 19 22:29:44 BRT 2023
Inovação | OTIMIZAÇÃO NO ATENDIMENTO
Faça do ChatGPT seu aliado no setor de turismo

Saiba identificar quais são as principais oportunidades de negócios com ChatGPT no turismo e como utilizar a inteligência artificial para obter mais sucesso.

· 14/03/2023 · Atualizado em 19/03/2023
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Se a inteligência artificial revolucionou o mundo dos negócios, a mais nova sensação mundial no setor, a ChatGPT (generative pre-trained transformer) foi responsável por um salto de compreensão e expectativas. Todos as pessoas, segmentos e mercados serão impactados pela inovação que, naturalmente, irá modificar profundamente a forma como o turismo opera atualmente.  

O ChatGPT é um software projetado para imitar uma conversa humana, fornecendo respostas a partir de solicitações do usuário. O chatbot (abreviatura de conversa e robô), quando recebe uma pergunta, busca em todas as redes disponíveis informações acumuladas pela somatória de todas as conversas humanas nos diversos repositórios eletrônicos. 

Criado pelo laboratório norte-americano de pesquisas em inteligência artificial OpenAI, uma empresa unicórnio, ou seja, uma startup que possui avaliação de preço de mercado no valor de mais de um bilhão de dólares americanos, o ChatGPT é ele mesmo uma espécie de animal mitológico: capaz de criar textos muito avançados a tal ponto que parecem ter saído da cabeça de um ser humano detentor da mais extrema sabedoria sem, entretanto, subjetividade. Mesmo assim, os textos são riquíssimos em dados e podem ter o formato de artigos, ensaios, piadas, poesias etc. 

O ChatGPT é um algoritmo desenvolvido a partir de uma rede neural chamada Ttransformer, projetada especialmente para lidar com textos, e machine learning, o aprendizado de máquina, focado em palavras-chave, no contexto e nos diferentes significados que as palavras podem ter. A soma confere ao ChatGPT um modelo extremamente avançado de geração de texto. Portanto, está um passo à frente de bots centrados em comando de voz como a Alexa ou o Google Assistente. O sucesso da mais nova ferramenta de IA se baseia em propiciar uma forma simples de conversar e obter respostas. 

O Google já lançou sua versão concorrente, bem como a Microsoft, porém, até o momento, sem alcançar o mesmo sucesso. Claro que se trata apenas de uma questão de tempo até termos um mercado inundado por uma corrida de ferramentas de IA igualmente poderosas. O público, sem dúvida, vai aos poucos descobrir como usar o melhor de cada uma delas. E o profissional do turismo, como poderá usar essa ferramenta no seu dia a dia? 

IA no mercado de turismo 

  • Atendimento ao cliente: Um mecanismo de busca ainda mais rápido e eficiente, que fornece respostas automatizadas às perguntas do usuário. Roteiros, alternativas adequadas para cada perfil de viajante, as melhores dicas, locais para comer, informações sobre transporte público ou qualquer outro tema. Basta fazer uma pergunta bem formulada e aguardar – poucos instantes – pela resposta. 
  • Personalização da experiência: Lembre-se que o ChatGPT é imbatível em responder, mas a parte de perguntar continua sendo do usuário. O gestor da viagem pode informar quais as preferências e gama de interesses do turista e, aí sim, obter uma coleção de dicas imbatíveis para organizar a viagem ideal para aquele público determinado. 
  • Suporte ao cliente: Para resolver problemas eventuais que podem acontecer antes, durante e depois da viagem e fornecer dicas para evitar que ocorram. 
  • Descrições dos destinos: Desde guias extremamente detalhados até previsão de altura de ondas ou outras informações que você nunca saberia onde encontrar. 

Uma característica importante do ChatGPT é que está disponível de forma democrática a todos os interessados. Então, o gestor tem que se destacar ao fazer perguntas mais especializadas do que o cliente faria por ele mesmo, afinal, ele não depende do profissional para encontrar as mesmas velhas respostas de sempre. As respostas podem ser imprecisas e até mesmo erradas, mas as perguntas têm que ser formuladas com capricho e inteligência – não a do tipo artificial, mas a humana e profissional, ou seja, a sua.  

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