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Mercado e Vendas | MARKETING
Faça marketing de relacionamento para fidelizar clientes

O marketing de relacionamento, uma das mais poderosas estratégias do momento, pode alavancar o seu negócio. Aproveite!

· 28/09/2022 · Atualizado em 11/10/2022
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Com o objetivo de criar conexões para aumentar a proximidade da empresa junto a seus clientes, estabelecendo com eles relações de longo prazo e fidelizando-os, o chamado marketing de relacionamento é a bola da vez. Ele permite a criação de vínculos emocionais e se caracteriza pela confiança que o cliente demonstra em relação à empresa.

Constituído por um conjunto de estratégias que focam a criação e a manutenção do relacionamento com o público, o marketing de relacionamento se utiliza de práticas, técnicas e conceitos para satisfazer e fidelizar clientes. Tendo em vista que os consumidores estão cada vez mais exigentes, conscientes e informados, conquistar a clientela tem sido um desafio nos dias atuais.

A proximidade com o público é construída pela interação, pelo compartilhamento e pela colaboração, possibilitando a criação de laços que vão muito além da compra e venda. E, claro, como todo relacionamento, este precisa ser construído, mantido e nutrido com ações que levem não só à satisfação das necessidades do cliente, mas também que o surpreendam e encantem.

Ações para praticar o marketing de relacionamento

1) Crie um programa de fidelidade: o mais simples é baseado em pontos que o cliente conquista de acordo com o produto consumido ou o valor do produto/serviço. Um restaurante que atribui pontos a cada refeição que o cliente consome, por exemplo, premia quem alcançar determinado número de pontos. O sistema de fidelização da Amazon também é baseado no acesso a um programa VIP: por uma determinada assinatura mensal, o cliente ingressa em um clube de descontos com serviços especiais, vantagens e oportunidades únicas.

2) Conheça as necessidades do cliente: criar ações, como análise do histórico de compras, das postagens nas diversas redes sociais e das interações que o cliente realiza no site, na loja ou no sistema de atendimento ao consumidor (SAC), pode render bons frutos. Faça interações rápidas para marcar a sua presença, entre em contato e se ofereça para solucionar dúvidas, dar informações sobre a empresa, produtos e serviços e apresentar o site ou a loja física/virtual.

3) Ofereça um atendimento de qualidade superior: é necessário engajar todas as pessoas que interagem com o cliente, tanto nas lojas físicas como nas virtuais. O foco, aqui, deve ser o cliente e não a venda. Algumas ações podem ser realizadas nessa etapa: facilite o pagamento, trabalhe o pós-venda de forma mais efetiva, desenvolva estratégias de encantamento e proporcione momentos mágicos.

4) Marque presença nas redes sociais: para ser relevante nas redes, responda a todos os questionamentos e comentários do cliente, dê sugestões, entregue conteúdos de qualidade e invista em anúncios pagos.

5) Comunique-se ativamente: para ajudá-lo nessa tarefa, é necessário interagir com o cliente, enviar e-mails (personalizados) e fazer postagens e ligações telefônicas não somente para enviar ofertas e propagandas, mas também para disponibilizar bônus especiais para compras futuras. 

Não se esqueça de que o Sebrae tem as ferramentas e os conteúdos para ajudar você na implantação de um programa de marketing de relacionamento. Acesse o Portal do Sebrae e contate-nos pelo número 0800 570 0800. 

Você também pode aproveitar para fazer uma jornada pelos cursos que preparamos, clicando nos links a seguir:

Atendimento ao cliente

Comunicação e relacionamento com seus clientes

Como criar um site para sua empresa


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