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Wed Apr 24 18:53:31 GMT-03:00 2019
Organização
5 etapas da gestão de processos na criação de produtos
Conheça os detalhes da gestão de processos e aplique o conceito na sua empresa para a criação de produtos, aproveitando ao máximo os recursos disponíveis.
  • Aquisição
  • Produção e fornecimento
  • Propriedade do cliente

O que é gestão de processos?

Toda empresa precisa aproveitar ao máximo os recursos à sua disposição, e isso inclui pessoas, tecnologias, equipamentos. No entanto, não adianta somente ter os recursos: é necessário realizar uma gestão de processos para tudo se encaixar e fluir perfeitamente.

Entre as etapas da gestão de processos para realização de um produto, a empresa deve considerar a aquisição, o fornecimento, a rastreabilidade, a propriedade oferecida pelo cliente, a preservação e a medição.

Por isso, separamos para você um conteúdo que explica os detalhes de cada etapa dessa jornada. Vamos lá?

Aquisição

A aquisição é um requisito que busca identificar nas matérias-primas possíveis defeitos que possam comprometer a qualidade de um produto ou serviço. Para impedir que isso ocorra, a empresa precisa avaliar os riscos com fornecedores e fornecimentos inadequados, acompanhar os métodos de seleção e qualificação e aperfeiçoar os canais de relacionamento com os seus fornecedores.

A inspeção é o melhor mecanismo para se avaliar o que foi solicitado ao fornecedor e o que foi entregue. Portanto, quanto maior a confiança no fornecedor, menor a necessidade de inspeções mais rigorosas. A empresa pode fazer um registro de desempenho de seus fornecedores quanto à matéria-prima entregue, os prazos, etc.

Nas auditorias, identificam-se os níveis de avaliação e a seleção de fornecedores.

Produção e fornecimento

A produção e o fornecimento de serviço exigem procedimentos para:

Planejar as atividades de produção e de processos;

Prover o pessoal com instruções de trabalho e com os critérios da qualidade do trabalho;

Qualificar e controlar os processos de produção;

Usar equipamentos de produção e realizar a manutenção dos mesmos para assegurar a continuidade da capacidade do processo;

Quanto mais treinado, mais conhecedor e mais habilitado for o seu grupo de funcionários, menor será a exigência de documentos detalhados sobre os processos. Por outro lado, a necessidade de instruções de trabalho escritas pode assegurar o respeito aos padrões.



Por exemplo: atividades pós-entrega, como uma assistência técnica, que devem estar especificadas em procedimentos para garantir a execução adequada do produto ou serviço.

É comum que planos de produção, ordens de serviço ou equivalentes falem sobre o planejamento da produção (quem faz o quê, quando). O mesmo vale para registros de monitoramento ou medição de parâmetros de processo/características de produto.

Auditores procuram demonstrar se os procedimentos e o planejamento da produção cobrem todas as etapas do processo. E, ainda, se estão disponíveis para os funcionários que executam as atividades.

Propriedade do cliente

A empresa deve tomar cuidado com os materiais fornecidos pelos próprios clientes. Esse requisito exige procedimentos para garantir que eles sejam aceitáveis e adequados aos objetivos. Do contrário, o cliente precisa ser informado.

A aplicação dessa condição aos sistemas da qualidade das empresas não deve ser descartada sem uma análise adequada. Existem exemplos típicos de situações em que esta cláusula é aplicável:

  • Lavanderias, em que as roupas são o produto fornecido pelo cliente;
  • Oficinas de conserto;
  • Empresas de treinamento, quando as salas e os equipamentos pertencem ao cliente.

Durante a auditoria, são verificados os mesmos requisitos aplicáveis aos produtos adquiridos, além do procedimento que assegure o relato dos danos e a separação de produtos inadequados.

Identificação

O requisito está relacionado à identificação de materiais, componentes e produtos durante os estágios de produção. Quando o cliente não apontar requisitos específicos, a empresa precisa determinar até que ponto a rastreabilidade é apropriada. Normalmente, isso ocorre quando se quer descobrir que coisas são feitas, de onde vieram e como são desenvolvidas. Cada empresa pode - e deve - definir seus próprios métodos de identificação e rastreabilidade de acordo com seus volumes de produção, número de funcionários e fornecedores. A rastreabilidade é um requisito que deve ser registrado pela empresa.

Em processos de auditoria, procura-se demonstrar a capacidade do sistema de identificar e, quando for o caso, rastrear o processo produtivo.

Preservação e controle

Preservação do produto

O requisito da preservação inclui:

  • Métodos de manuseio de produtos que previnam danos e deterioração;
  • Áreas de armazenamento definidas;
  • Controle de entrada e saída de produto da área de armazenamento;
  • Avaliação regular das condições dos produtos estocados;
  • Especificação e controle dos produtos embalados;
  • Aplicação de métodos adequados de preservação e segregação;
  • Proteção do produto até a entrega, quando especificado em contrato.

Em todos os estágios do processamento, a empresa precisa ter recursos para que sejam aplicados os métodos de manuseio, armazenamento e preservação apropriados ao produto.

Os procedimentos para embalagem e expedição devem garantir que o produto chegue ao cliente na mesma condição em que deixou a empresa. É importante avaliar os benefícios da rotação de estoques quando se lida com bens fechados que podem estragar. Para avaliação das condições do produto armazenado, a empresa pode recorrer aos registros. O mesmo vale para procedimentos especiais de armazenamento.

Nas auditorias, é observado se os produtos estão sendo manuseados e armazenados em lugares específicos. Os auditores costumam analisar também os métodos de autorização para recepção e expedição de produtos armazenados.

Controle de dispositivos de medição e monitoramento

A empresa é responsável por providenciar medições, acompanhamentos e dispositivos necessários para demonstrar a conformidade do produto. Eles devem ser coerentes com os requisitos aplicáveis para a elaboração do produto ou serviço.

Para que isso ocorra, a empresa deve:

  • Identificar as medidas a serem tomadas e a precisão requerida;
  • Detectar o equipamento necessário e assegurar que seja mantido calibrado regularmente e ajustado conforme apropriado;
  • Descrever como isso será feito de forma que os registros estejam disponíveis e mostrem que a calibração é rastreável a padrões nacional ou internacionalmente reconhecidos.

Os equipamentos de medição usados para confirmar o atendimento às especificações do cliente devem seguir os padrões nacionais. Na maioria das vezes, equipamentos que não atendam a esses padrões custam à empresa tempo e dinheiro.

Mesmo que a empresa terceirize essa atividade, é necessário estabelecer algumas formas de controle desse processo. Caso o fornecedor pertença à Rede Brasileira de Calibração (RBC) do Inmetro, ou seja, filiado a uma rede metrológica estadual, os riscos são menores. Todos os equipamentos de medição e acompanhamento devem ser registrados, assim como dados referentes ao padrão utilizado, aos valores, aos procedimentos e aos responsáveis pela atividade.

A situação dos equipamentos de medição encontrados nas áreas de produção e os respectivos certificados, laudos ou relatórios são fiscalizados em auditorias.

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