this is an h1

this is an h2

Mon Jul 04 11:41:47 BRT 2022
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Identificar o nicho faz toda diferença para o seu negócio

Aplicar estratégias de marketing digital de nicho pode ser mais efetivo e trazer mais resultado para a sua empresa.

· 22/06/2022 · Atualizado em 04/07/2022
Imagem de destaque do artigo

Perceber qual o seu nicho não é tarefa simples, mas é essencial para que você trace estratégias de marketing digital adequadas e tenha um retorno efetivo dos investimentos, financeiros ou de tempo. Você sabe o que é o nicho?

Nicho é um grupo de pessoas interessadas em um assunto específico. Ele destaca o grupo por meio de um quesito demográfico ou psicográfico específico. Por exemplo, adultos de 30 a 35 anos que gostam de viagens. Não confunda com o segmento, que é uma temática. O nicho está dentro do segmento, sendo mais específico. E, por conta dessa característica, estratégico. 

Se formos pensar graficamente teríamos o mercado, algo mais amplo, e dentro dele o segmento, da moda, por exemplo. Por sua vez, teríamos o nicho moda voltada para crianças (até os 12 anos). E, você poderia especificar ainda mais, falando em subnicho: moda para crianças, meninas, de 1 a 3 anos. 

Quando você fala com um nicho, a possibilidade de ter resultados efetivos é maior. As pessoas que recebem a sua mensagem já estão interessadas no assunto e possuem uma pré-disposição para aceitar o que você está propondo. Essas são duas das vantagens de aplicar estratégias de marketing digital de nicho: o aumento do nível de engajamento e das taxas de conversão. 

O nicho é ativo, ele está interessado e comenta, compartilha e interage mais. Você consegue criar e falar diretamente com a sua persona, o que faz com que o seu plano de marketing seja mais efetivo. Outro benefício de se trabalhar com nicho é que você diminui o número de concorrentes. Você restringe sua atuação a um grupo de consumidores que o mercado pode explorar pouco e acaba se destacando. 

Além disso, se o seu nicho for pouco explorado significa que você, ainda que tenha poucas vendas, pode ditar os preços e valores do seu negócio. Trata-se de direcionar seus recursos, como tempo, dinheiro e mão de obra para um público que reconhece o seu trabalho e, em troca, pode possibilitar o aumento da receita da sua empresa. 

Como descobrir o nicho do seu negócio

  1. Identifique o seu segmento: você pode pensar em atuar com acessórios de moda.
  2. Pense em qual problema você quer solucionar: por exemplo, no mercado, os laços para cabelo de meninas de 2 a 4 anos são todos padronizados. 
  3. Avalie seus conhecimentos: você tem habilidades e quer empreender nesse negócio, com laços personalizados para meninas de 2 a 4 anos, do seu bairro.
  4. Observe a demanda: o que as mães das crianças dessa idade estão em busca? Beleza, conforto, diferenciação, laços maiores ou menores. Veja qual é a demanda.
  5. Analise a concorrência: no seu bairro há outros negócios como o seu? O que eles fazem de diferente? Como você pode oferecer um produto único e exclusivo?

De modo geral, você pode pensar em algumas perguntas para chegar no seu nicho de mercado:

  • Em qual mercado quero trabalhar? Por quê?
  • Tenho um problema para resolver? Qual a minha qualificação para isso?
  • Existe um grupo de pessoas com esse problema? Quais são os interesses delas?
  • O que a concorrência tem feito? Qual o meu diferencial?

Para saber mais, leia os conteúdos a seguir:

E-book: Nichos de mercado: explore esta oportunidade

Mercados de nicho: oportunidades no e-commerce para MPEs

E aproveite os cursos do SEBRAE:

Conhecendo e valorizando seu cliente

Marketing digital para sua empresa: primeiros passos


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora