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Planejamento | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Implemente as vendas no e-commerce com a adoção de boas-práticas

Além de expor os produtos, é preciso entender a dinâmica da rede e o perfil dos clientes para alavancar seu negócio virtual.

· 13/06/2015 · Atualizado em 26/09/2022
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Conceito

E-commerce ou comércio eletrônico é a modalidade de negócio baseada em transações de compra e venda realizadas em ambiente virtual, por meio de dispositivos conectados à internet, como computadores, notebooks, tablets ou smartphones.

Se é fácil comprar pela internet - porque pode-se fazer isso de qualquer lugar - por outro lado, é necessário que a venda se torne uma experiência tão incrível quanto a facilidade da compra on-line.

Esse sistema comercial começou de maneira tímida, com a venda de produtos de pequeno valor (livros, objetos e CDs). Mas, logo o mercado on-line expandiu-se, conquistando um público cada vez maior.

Existem diversas estratégias para transformar visitas na loja virtual em vendas. Aumentar a taxa de conversão não precisa ser um dilema e pode ser a solução. Quem é bem atendido, volta. Simples assim. Agilidade é imprescindível para conquistar um diferencial no mercado digital. Não perca seu cliente de vista: a partir da primeira compra, mantenha um relacionamento duradouro com ele. Use um bom serviço de atendimento ao consumidor (SAC). O atendimento humanizado é essencial para reverter qualquer negatividade das vendas, mesmo que por meio da internet.

Use a tecnologia a seu favor. Conhecer o perfil do consumidor é básico para traçar estratégias de vendas. E o empreendedor pode contar com as inovações tecnológicas para ficar de olho em seu cliente, conhecendo suas preferências. Usando ferramentas adequadas é possível saber tudo o que precisa sobre o seu cliente, conhecendo suas preferências. É fundamental compreender como ele se relaciona com produtos, serviços, marcas e, principalmente, como faz suas escolhas. E pode reunir todas essas informações com o objetivo de vender mais e melhor.

Produtos

O sistema de e-commerce é utilizado hoje para transações de baixo valor até altos negócios, a exemplo da venda de artigos de luxo (carros importados, joias e imóveis). Produtos que encontravam resistência do público (perfumes, vestuário e alimentos) passaram a atrair clientes.

São considerados sites de e-commerce aqueles nos quais o cliente visualiza o produto, escolhe-o e o coloca na cesta de compras virtual. O pagamento é efetuado, exclusivamente, no ambiente on-line por meio de tecnologias digitais.

Uma das principais vantagens do e-commerce é que os produtos ficam à disposição 24 horas por dia, sete dias por semana, não importa a hora. Além de o cliente realizar as compras sem pressa, podendo comparar preços e pesquisar informações sobre o que deseja adquirir.

Boas-práticas

O sucesso de um empreendimento virtual depende da soma de fatores que incluem planejamento, gestão e inovação.

Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing.

Elabore um plano de negócios e escolha se pretende concorrer em nichos ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.

No e-commerce, a qualidade visual do site é fundamental e deve ser considerada por quem deseja abrir um negócio on-line ou pensa em aperfeiçoar o layout de sua loja virtual. Tudo no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter a navegação facilitada, para que não desista e procure uma concorrente.

Para a exposição do produto, a qualidade dos textos informativos associada ao que está à venda é outro fator importante. Relacionar fotos de boa resolução e, quando necessário, vídeos que apresentem os itens também pode dar certo.

Seja verdadeiro, não prometa o que não puder cumprir. Exponha com clareza os meios e formas de pagamento, assim como a cobrança de frete e  entrega dos produtos. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra.

Para facilitar a vida do cliente, o empresário do e-commerce pode trabalhar com diversas bandeiras de cartões de créditos, débito em conta, boletos bancários, pagamento à vista ou parcelado. É importante estar presente nas redes sociais, ter um e-mail específico para o atendimento ao cliente e um número de telefone bem visível no site. O comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante ou depois da compra.

Com a adoção de práticas gerenciais, é possível diminuir custos, agregar valor à imagem da empresa, atrair novos clientes e fidelizar aqueles que conhecem o negócio.

Inovação

Oferecer novos produtos, antecipar tendências, implementar formas criativas de venda e de atendimento são ações fundamentais para o sucesso de seu comércio on-line.

A inovação é um dos principais diferenciais competitivos para a empresa, principalmente, no crescente mercado virtual. Implementar práticas criativas é um diferencial necessário para consolidar os negócios.

Um exemplo de ação criativa é fazer promoções relâmpagos, que podem ser divulgadas nas redes sociais. Essa iniciativa simples atrai os compradores e chama a atenção para que fiquem atentos às novidades da empresa.

A adoção de práticas criativas de divulgação também é um bom atrativo, utilizando os recursos digitais e a linguagem mais informal das redes virtuais.
É necessário lembrar que a comunicação deve ser sempre ligada à identidade da empresa e ao público-alvo que se busca alcançar.

Competitividade

Se o empresário atentar-se para a qualidade dos produtos, a facilidade de atendimento ao cliente, as boas-práticas e a constante inovação do e-commerce, é bem provável que os negócios tornem-se mais competitivos e que ganhem força para disputar com a concorrência.

Elaborar um plano de marketing é fundamental para a divulgação do e-commerce, com a implementação de ações que envolvam publicidade, comunicação institucional e contato com o cliente.

Aproveitar as ferramentas digitais – como redes sociais e aplicativos de compartilhamento de informações – é uma alternativa com retorno e de baixo investimento. É necessário que toda a proposta de divulgação esteja de acordo com o perfil da empresa e de quem ela pretende atrair. Implemente seu marketing digital.

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