this is an h1

this is an h2

Fri Jun 24 13:16:28 BRT 2022
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Inadimplência: como resolver?

Entender as causas da falta de pagamento dos clientes é fundamental para tomar medidas eficientes.

· 14/06/2022 · Atualizado em 24/06/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Sua empresa sofre com calotes? A inadimplência é um problema recorrente na vida dos empreendedores brasileiros e pode afetar seriamente as finanças de uma empresa, especialmente no caso dos pequenos negócios.  

 

Chamamos de inadimplência a falta de pagamento de uma conta, dívida ou outra obrigação financeira na data de vencimento. Quando o cliente não efetua o pagamento, ele se torna um inadimplente. Por isso, um dos maiores desafios para qualquer negócio é manter a taxa de inadimplência baixa.

 

A falta de pagamento dos clientes pode desestabilizar a saúde financeira do empreendimento e torná-lo inadimplente também. Um dos efeitos mais imediatos que pode acontecer é o prejuízo no fluxo de caixa. Quando um pagamento não é realizado no prazo combinado, o resultado é um desequilíbrio negativo na balança do fluxo de caixa, fazendo com que as saídas (despesas) sejam maiores que as entradas (receitas).

 

Com isso, pagar as despesas básicas, como aluguel, compras de matéria-prima, folha de pagamento e aquisição de equipamentos, pode se tornar tarefa impossível. Para as micro e pequenas empresas, que não costumam ter reserva financeira suficiente para cobrir esse déficit, o rombo nas contas pode ser fatal. No pior dos cenários, o resultado pode levar à falência do negócio.

 

Dessa maneira, é de extrema importância que o empreendedor saiba quais são as causas da inadimplência, qual a melhor forma de combatê-las e como prevenir-se dessa situação.

FAVORITAR
Botão favoritar

Entenda a origem da inadimplência

O que leva os clientes à inadimplência? Os motivos para isso podem ser muitos, mas a crise econômica causada pela pandemia elevou de forma expressiva o número de inadimplentes.

Para quem possui um negócio, o primeiro passo para reduzir este cenário é entender os motivos que levam uma pessoa ou empresa a não realizar suas obrigações financeiras. Listamos abaixo algumas causas da inadimplência:

  • dificuldades financeiras pessoais, que impossibilitam o cumprimento de suas obrigações;
  • desemprego;
  • falta de controle nos gastos;
  • compras para terceiros;
  • atraso de salário;
  • comprometimento de renda com outras despesas;
  • diminuição da renda;
  • doenças;
  • uso do dinheiro em outras compras.
FAVORITAR
Botão favoritar

Como lidar com inadimplência de forma eficiente?

Ao conhecer os principais motivos, é possível agora traçar estratégias e abordagens mais eficazes para reverter a inadimplência financeira — como oferecer melhores condições de pagamento ou fazer acordos, a partir da realidade e perfil dos inadimplentes.

A implementação de determinadas abordagens e métodos pode ajudar na redução de clientes que não pagam pelo serviço ou produto e também pode ajudar na organização dos processos de cobrança da empresa, melhorando a saúde financeira do negócio.

FAVORITAR
Botão favoritar

Confira algumas práticas que evitam ou reduzem a inadimplência e coloque-as em prática agora mesmo.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?