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Mercado e Vendas | MARKETING ESTRATÉGICO
Influenciadores digitais se destacam como oportunidade de negócio

Para se destacar no Marketing de Influência, é preciso ser autêntico, criativo e manter a frequência na produção de conteúdo.

· 22/06/2022 · Atualizado em 04/07/2022
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Influenciadores digitais são pessoas que, por meio da produção de conteúdo on-line em redes sociais e blogs, atraem uma quantidade massiva de seguidores. O influenciador direciona as decisões da sua audiência com sua autoridade e conhecimento. Suas postagens costumam viralizar e, muitas vezes, atingem diferentes canais midiáticos.

Um bom influenciador traz, em média, um retorno de US$ 6,5 para US$ 1 investido. O seu potencial é muito grande, e as empresas perceberam e estão aproveitando isso. Uma campanha em outra mídia, como a televisão, é muito mais cara e não traz um retorno tão bom quanto de um influenciador. 

O crescimento do mercado de influenciadores digitais pode ser medido em números: o Brasil possui cerca de 1 milhão deles, os quais representam a segunda maior fonte de influência em uma tomada de decisão, perdendo apenas para indicações de amigos e parentes.

Eles fazem parte do Marketing de Influência, que une marcas e influenciadores para promover estratégias de marketing nas redes sociais e, assim, promover e vender produtos e serviços. É um mercado que está em alta e, em 2022, a expectativa é de que movimente US$ 16,4 bilhões, de acordo com a plataforma Influencer Marketing Hub.

Podemos identificar vários tipos de influenciadores digitais, de acordo com o número de seguidores:

  • Megainfluenciadores são as celebridades com mais de 1 milhão de seguidores;
  • Macroinfluenciadores possuem entre 100 mil e 1 milhão de seguidores;
  • Microinfluenciadores têm entre mil e 100 mil seguidores;
  • Nanoinfluenciadores têm influência forte em um nicho pequeno e possuem menos de mil seguidores.

Trabalhar como influenciador digital tem algumas vantagens, por exemplo, você faz o seu tempo e pode trabalhar de onde quiser. Depois que você firma a sua presença, os contratos costumam ser generosos e você pode receber outros benefícios, como viagens, entradas em eventos e produtos gratuitos. Além disso, você se torna autoridade, passa a ser referência de credibilidade e tem mais força para divulgar sua própria marca.

Para saber mais, ouça o podcast a seguir:

Características para se destacar como influenciador

  • Qualidade do conteúdo: além de atender aos interesses do público, o conteúdo deve ser visualmente atrativo. 
  • Autenticidade: as pessoas seguem o influenciador e querem acompanhar não só os conteúdos, mas também a sua vida. Por isso, um perfil autêntico e com personalidade é essencial. 
  • Criatividade: aliada à personalidade do influencer, a criatividade gera uma identidade única e reforça o posicionamento.
  • Frequência nas plataformas digitais: um bom influenciador precisa manter a constância e a frequência da criação de conteúdo.

Veja como você pode começar 

  • Defina um tema que está em alta no mercado e um nicho que tenha a ver com você; 
  • Estude bem o comportamento do seu público; 
  • Domine bem os canais on-line e ferramentas das redes sociais; 
  • Faça conteúdo com constância e relevância, que faça diferença na vida do seu público;
  • Planeje-se e seja o mais autêntico possível.

Para saber mais, ouça o podcast a seguir:

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