Pular para o conteúdo principal
Tue Jan 05 15:44:36 BRST 2016
Inovação | INOVAÇÃO

Internet: entenda o básico

A rede mundial de computadores vem transformando o mercado e a forma de se fazer negócios.

· 17/02/2014 · Atualizado em 05/01/2016

O que você precisa saber

A internet vem transformando todos os tipos de relações, sejam pessoais ou comerciais. Trata-se de uma rede formada por milhões de computadores (usuários), que permite que os mesmos se comuniquem uns com os outros, com a troca de informações, dados e documentos (textos, imagens, sons ou vídeos).

Veja a seguir que você precisa para estar “conectado”:

A máquina – o dispositivo (computador, tablet, smartphone etc.) precisa ter um sistema operacional (seja Windows, Linux, Android ou Mac), sendo que todos os computadores comercializados atualmente são adaptados para a internet e para ter acesso rápido.

A conexão – para utilizar a internet é preciso ter um navegador. A escolha fica a seu critério, dependendo de contratação por parte de seu provedor.

O computador residencial será ligado à internet por um modem de linha telefônica, DSL ou modem de cabo (a diferença entre cada uma está no custo e a velocidade).

Sua empresa conectada

Sua empresa pode precisar de uma rede local (em inglês, LAN), por lidar com mais computadores e precisar de mais velocidade. A empresa pode então conectar sua rede local a um provedor de serviços usando uma linha telefônica de alta velocidade (banda larga).

O computador conectado à internet tem endereço e “código postal”, chamado de IP (em inglês, Internet Protocol - Protocolo de Internet). O IP é formado por uma série de números, mas para facilitar o acesso ao usuário, ao invés de utilizar o IP na navegação, o usuário utiliza o “nome de domínio”, como costumamos identificar nas páginas que navegamos na rede mundial de computadores, que geralmente são identificados pelos nomes das empresas que têm domínio na internet.

Para tudo isso funcionar é necessário ter um servidor de internet (programa que fornece ao seu PC uma página da web). Para hospedar a página é cobrada uma tarifa, um tipo de aluguel pelo endereço.

Outros tipos de acesso

Remoto: é possível conectar-se com o computador de casa ou do trabalho, de qualquer lugar do mundo, por meio de autenticação e criptografia de dados.

Móvel: os chamados smartphones (celulares com mais recursos) possibilitam acesso a e-mails, escrever e editar arquivos de texto, sendo que alguns smartphones têm quase todas as funcionalidades de um computador normal.

Compartilhar

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora