this is an h1

this is an h2

Sat Aug 06 17:54:56 BRT 2022
Inovação | INOVAÇÃO
Internet: entenda o básico

A rede mundial de computadores vem transformando o empreendedorismo e a forma de se fazer negócios.

· 17/02/2014 · Atualizado em 06/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O que você precisa saber

A internet vem transformando todos os tipos de relações, sejam pessoais ou comerciais. Ela, inclusive, tem impacto cada vez maior no empreendedorismo. Como se trata de um sistema global de redes de computadores e usuários, que permite a comunicação, bem como a troca de informações e dados, o empreendedor pode aproveitar essa estrutura para inovar e fazer negócios digitais. 

Uma pesquisa do Sebrae mostrou que 92% dos pequenos empresários usam tecnologias em seus negócios. No entanto, para divulgação, apenas 42% utilizam a internet. Veja a seguir do que o empreendedor precisa para estar conectado:

Máquina: o dispositivo (computador, tablet, smartphone etc.) precisa ter um sistema operacional (Windows, Linux, Android ou Apple). Todos os computadores comercializados atualmente são adaptados para a internet.

Conexão: a escolha fica a seu critério, dependendo de contratação por parte de seu provedor. O computador residencial será ligado à internet por um modem de linha telefônica, DSL ou modem de cabo (a diferença entre cada uma está no custo e na velocidade).

Sua empresa conectada

Sua empresa pode precisar de uma rede local (em inglês, LAN) para lidar com mais computadores e ter maior velocidade. É possível, então, conectar sua rede local a um provedor de serviços usando uma linha telefônica de alta velocidade (banda larga).

O computador conectado à internet tem endereço e código postal, chamado IP (em inglês, Internet Protocol - Protocolo de Internet). O IP é formado por uma série de números, mas, para facilitar o acesso ao usuário, ao invés de utilizar o IP na navegação, ele usa o “nome de domínio”. Estes geralmente são identificados pelos nomes das empresas que têm domínio na internet.

Para tudo isso funcionar, é necessário ter um servidor de internet (programa que fornece uma página da web ao seu computador). Para hospedar a página, é cobrada uma tarifa, que funciona como um tipo de aluguel pelo endereço.

Uma opção que alguns empreendedores preferem são os blogs, que fazem parte da estratégia de relacionamento com o mercado e podem ajudar na decisão de compra dos consumidores. O WordPress, por exemplo, é uma plataforma para criação e gestão de blogs que inclui layouts prontos e serviço de hospedagem, gratuitos ou com um preço mais acessível.

Outros tipos de acesso

Remoto: é possível conectar-se com o computador de casa ou do trabalho, de qualquer lugar do mundo, por meio de autenticação e criptografia de dados.

Móvel: os smartphones (celulares com mais recursos) possibilitam acessar e-mails, escrever e editar arquivos de texto. Alguns dispositivos têm quase todas as funcionalidades de um computador normal.

O empreendedor não pode abrir mão da internet, seja para se relacionar com seu cliente ou mesmo para negociar produtos e serviços. As novas tecnologias trazem desafios e oportunidades, então é preciso aproveitá-las para não ficar para trás nem perder espaço no mercado. 

Aproveite os cursos do Sebrae:

Será que sou empreendedor?

Empreendedor de sucesso


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?