this is an h1

this is an h2

Tue Sep 06 03:53:20 BRT 2022
Finanças | FINANCIAMENTO
Investir certo para a empresa crescer

Financiamentos e linhas de crédito exclusivas para MPE podem ser boas alternativas para alavancar os pequenos negócios.

· 13/06/2014 · Atualizado em 06/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Avaliação financeira

Algum tempo após começar a empreender, o dono de um pequeno negócio percebe que a sua empresa precisa de um “incentivo” a mais para crescer. Alavancar suas operações torna-se difícil, se não houver recursos suficientes, e é aí que entram as famosas linhas de crédito ou formas de financiamento para MPE.

Antes de utilizar uma linha de crédito, é fundamental avaliar a real necessidade de se tomar este empréstimo, pois por mais que ele represente um investimento, deve ter suas consequências analisadas com cuidado.

Para saber com precisão se necessita ou não de financiamento para o seu negócio, o empresário deve questionar:

Por que existe a necessidade do financiamento?

Antes de qualquer coisa, o empresário deve compreender os motivos que o levaram a buscar financiamento. Para tanto, é aconselhável que ele desenvolva um plano de negócios, de modo a auxiliá-lo na decisão do investimento.

É preciso mensurar quais são os valores dos investimentos fixos e de capital de giro, como também a origem e aplicação dos recursos.

É importante citar que um plano de negócio bem elaborado não garante a liberação de recursos pelo agente financeiro. Ele também pode depender de outros fatores como histórico comercial, volume de vendas, relacionamento com o banco, dentre outros.

De quanto precisa?

O empresário deve definir corretamente qual é o montante de recursos que a sua empresa efetivamente necessita. Para saber o montante de recursos, é fundamental descrever máquinas, equipamentos, veículos, móveis e utensílios nos quais vai investir e quais os seus respectivos preços. No Sebrae, você pode procurar um atendimento de avaliação da capacidade de pagamento da sua empresa e avaliar o nível de endividamento saudável, antes de negociar com a instituição financeira as condições do financiamento.

Como pagar o empréstimo?

O empresário deve estudar bem o seu fluxo de caixa e verificar se existem recursos suficientes para amortizar a dívida a ser contraída.

É necessário verificar, ainda ,se o financiamento visa à ampliação de seu negócio e incrementa sua lucratividade, de forma a cobrir a amortização das parcelas do empréstimo.

Sebrae e você

Verificar as possibilidades de crédito é fator decisivo para um financiamento que não impacte negativamente na rotina financeira da empresa. E se depois de todas as análises o empresário não encontrar uma boa razão para usar o empréstimo, deve fugir dele!

Mas, se a decisão for pelo empréstimo, o Sebrae estabelece convênios e parcerias com as principais instituições financeiras públicas e privadas do país. O objetivo é intercambiar informações, estabelecendo o melhor conjunto de produtos e serviços para os pequenos negócios.

Saiba mais

Conheça o curso a distância do Sebrae Gestão Financeira. O objetivo é fornecer conhecimentos sobre ferramentas de controle financeiro para aumentar a eficiência do negócio.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?