this is an h1

this is an h2

Tue Jan 24 17:26:05 BRT 2023
Empreendedorismo | DIFERENCIAÇÃO
Manicures: como aumentar seu faturamento? Conheça algumas dicas!

O trabalho de manicure mudou: são muitas técnicas novas e é preciso estar antenada para oferecer opções com maior valor agregado para aumentar o faturamento.

· 01/11/2022 · Atualizado em 24/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Como todos sabemos, o mercado de serviços de beleza é cheio de novidades e cresce a cada dia com pessoas dispostas a gastar mais para cuidar da saúde e aparência de suas unhas, cabelos e pele. Mas, afinal, como aumentar o faturamento do seu negócio? Você já pensou nisso? Se você é uma manicure, provavelmente sim.

No passado, a grande maioria das pessoas só ia a um salão ou procurava uma manicure quando precisava de algum tipo de serviço de embelezamento urgente, como para ir a uma festa. Mas essa realidade mudou e, atualmente, é comum mulheres marcarem presença toda semana para tratar de suas unhas. Ao longo dos últimos anos, os salões de beleza e as profissionais autônomas do setor estão cada vez mais requisitadas. Apesar disso, o novo cenário não significa, necessariamente, que mais dinheiro está entrando em suas contas! 

Então, como atrair clientes e aumentar o faturamento em uma área com tanta concorrência? 

Em primeiro lugar, em um mercado tão cheio de novidades como é o da beleza, é preciso conhecer diferentes técnicas e tendências para se preparar para novos desafios - que, com certeza, irão surgir sempre. Oferecer manicure e pedicure é o básico, mas e os diferenciais?

Ainda que algumas clientes prefiram unhas baixas e curtinhas, outras não abrem mão das unhas compridas. Seja como for, é importante que você esteja por dentro das principais técnicas de alongamento e que conheça bem a diferença entre elas para poder solucionar dúvidas e questionamentos.

Hoje em dia, existem unhas de gel, de porcelana, de fibra de vidro, os serviços de unhas decoradas (unhas magnéticas, francesinha, encapsulada, stiletto), serviço de blindagem das unhas, serviços de esmaltação infantil, entre outras opções. Ou seja: não dá para ficar sem conhecer as técnicas e os novos serviços se você quer aumentar mesmo seu faturamento.  

Além disso, as profissionais da área precisam apostar em marketing para divulgar seu trabalho e atrair mais clientes.  

Dicas para incrementar seu faturamento

1) Amplie as formas de pagamento para o cliente: aceite dinheiro, cartão de crédito e Pix, por exemplo. Mas fique atenta às taxas dos cartões para não perder parte do seu lucro com elas.

2) Coloque seu trabalho nas redes sociais: tenha um site (vários são gratuitos) e, se possível, foque a possibilidade de agendamento de seus horários de forma rápida e prática (o WhatsApp pode ser usado pra isso). 

3) Expanda o menu de serviços e tratamentos oferecidos.

4) Faça a gestão adequada das suas despesas: esse é um passo importante se o que você busca são lucros. Avaliar exatamente o que se está utilizando e encontrar formas de reduzir os custos sem afetar a qualidade do seu trabalho é um ponto que influencia diretamente os preços que você está definindo para seus serviços.

5) Peça ajuda às suas clientes na divulgação de seus serviços: incentive suas clientes a postarem as fotos das unhas delas e a marcarem você e/ou o seu salão de beleza. Em troca, ofereça um bônus, como um serviço de unhas de presente ou um desconto, para a próxima visita. Assim, além da divulgação, você incentivará a ida dela ao estabelecimento. 

A formalização também ajuda a aumentar o faturamento

Se você trabalha por conta própria, saiba que as manicures podem se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI). Isso faz com que quem exerça a atividade de manicure e pedicure possa atuar individualmente ou como profissional parceiro de um salão e tenha a oportunidade de aumentar seus rendimentos.

A manicure formalizada como MEI pode ter seu próprio CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), o certificado de Microempreendedor Individual e uma Inscrição Municipal. Assim, além de poder emitir notas fiscais e de ter direito a inúmeros benefícios, ela poderá abrir uma conta bancária e ter acesso a empréstimos com mais facilidade.

Gostou das dicas? Então, bora aumentar o número de clientes e, consequentemente, seu faturamento?  

Saiba mais sobre novas tendências e a possibilidade de se formalizar no site do Sebrae. 

FAVORITAR
Botão favoritar

Fique por dentro dos acontecimentos no setor de beleza:
siga a comunidade Sebrae Beleza no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?