ac am rr pa ap ma pi ce rn pb pe al se ba to mt ro ms go df mg es rj sp pr sc rs
  • RSRio Grande do Sul
  • SCSanta Catarina
  • PRParaná
  • SPSão Paulo
  • MSMato Grosso do Sul
  • RJRio de Janeiro
  • ESEspírito Santo
  • MGMinas Gerais
  • GOGoiás
  • DFDistrito Federal
  • BABahia
  • MTMato Grosso
  • RORondônia
  • ACAcre
  • AMAmazonas
  • RRRoraima
  • PAPará
  • APAmapá
  • MAMaranhão
  • TOTocantins
  • SESergipe
  • ALAlagoas
  • PEPernambuco
  • PBParaíba
  • RNRio Grande do Norte
  • CECeará
  • PIPiauí
menu Sebrae

Cursos e Eventos

Cursos e Eventos presenciais

Confira a programação do Sebrae no seu estado e inscreva-se já.

Cursos Online

Matricule-se nos cursos online 100% gratuitos e estude sem sair de casa.

Wed May 06 10:47:19 GMT-03:00 2020
Mercado e Vendas
Marketing digital: veja como fazer uma live no Instagram
Saiba como aproveitar a onda de transmissões ao vivo a favor do seu negócio.

Fortalecer a presença digital de sua empresa é imprescindível para reduzir os efeitos da crise provocada pela Covid-19. As lives invadiram a internet, e é preciso saber usá-las a favor do seu negócio, aumentando suas vendas e aproximando seus produtos e serviços do público.

Mas qual é a melhor forma de realizar essas transmissões ao vivo nas redes sociais para beneficiar a sua empresa? Veja algumas dicas para fazer uma boa live no Instagram, aproveitando todo o potencial desse tipo de comunicação para os seus negócios.

Por que fazer uma live no Instagram?

Porque a plataforma possui mais de 66 milhões de usuários brasileiros, o que significa um espaço estratégico para os negócios. De acordo com dados do Instagram, 80% dos usuários seguem pelo menos o perfil de uma empresa. Um terço dos stories mais assistidos são de perfis empresariais, e 60% dos usuários responderam que descobrem novos produtos por meio da rede social.

O que é preciso para fazer uma live no Instagram?

Para fazer transmissão ao vivo no Instagram, são necessários apenas um celular e conexão estável de internet. Para iniciá-la, entre ta tela de gravação de histórias e, na barra inferior, escolha a opção "Ao vivo". Em seguida é só clicar em "Iniciar vídeo ao vivo".

Faça um roteiro do conteúdo da live

Planeje o que você pretende falar na transmissão ao vivo. Dê preferência aos assuntos mais importantes que sua empresa precisa abordar nesse momento. É uma boa oportunidade para explicar as mudanças no funcionamento e nos serviços devido às medidas de isolamento para conter a proliferação da Covid-19. Faça um roteiro de cada ponto que será abordado, na ordem de importância. Praticar um pouco antes também pode te ajudar a se sentir mais seguro.

Interaja com o público

A transmissão ao vivo no Instagram permite a interação com os usuários. Aproveite para se aproximar de seu público, responda as perguntas e tire todas as dúvidas dos participantes da live.

Divulgue a live antes

Mesmo que o Instagram envie notificação para os seguidores avisando que sua empresa está ao vivo, é importante divulgar previamente a live, para que as pessoas possam se programar para assistir. Publique conteúdos na linha do tempo e nas histórias avisando o dia e o horário da transmissão.

Fique atento à qualidade técnica

Garantir a qualidade da transmissão é fundamental para o sucesso de sua live. Cuie da imagem do que será transmitido, escolhendo um bom cenário, com iluminação adequada. Procure um lugar silencioso, principalmente se você for usar apenas o microfone do celular. Fale com clareza para que todos possam entender bem. E, por último, mas não menos importante: tenha uma boa conexão com a internet.

Como encerrar a live?

O Instagram permite que as transmissões ao vivo durem até 59 minutos, então fiquei atento para abordar todos os pontos importantes dentro desse tempo. Para encerrar, despeça-se com naturalidade dos expectadores e clique em "Encerrar transmissão". Antes de sair do quadro ou falar outras coisas, veja se a transmissão foi realmente encerrada. Ao encerrar, você pode optar por deixar o vídeo disponível ou não na plataforma.

Saiba mais

Quer saber mais sobre o assunto? Assista ao vídeo da live "Impactos do coronavírus: Marketing Digital como ferramenta de Venda, com Thaís Félix, especialista em Facebook em Instagram.

Compartilhar
Favoritar

    Salvo na lista de favoritos

O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora