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Fri Apr 03 18:33:34 GMT-03:00 2020
Finanças
Medidas adotadas pelas Instituições Financeiras Regionais
Bancos Regionais, Agências de Fomento e os Sistemas Cooperativistas Financeiros também adotam medidas e ações em prol dos pequenos negócios.

Confira as principais medidas das Instituições Financeiras com atuação regional no período de Coronavírus.

Bancos Regionais e Agências de Fomento 

Banco do Brasília (BRB)

Como medidas de apoio as empresas, o Banco de Brasília (BRB) anunciou a liberação de R$ 1 bilhão para empréstimos de capital de giro. Os recursos estarão disponíveis para todas as empresas, independentemente do setor e do porte. A taxa será de 0,8% ao mês, com seis meses de carência e até 36 meses para quitar o empréstimo.

Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG)

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) criou três linhas de crédito com condições especiais para auxiliar empresas de todos os portes pertencentes ao setor de saúde do estado. Serão disponibilizados recursos para capital de giro e investimentos para compra de matéria-prima para fabricação de produtos de alta demanda (máscaras, álcool em gel,?lenços, etc.), reforço de estoque, preparação de leitos, contratação de mão de obra temporária, entre outros.

Desenvolve São Paulo 

Irão disponibilizar R$ 200 milhões para capital de giro, com taxa de juros reduzida de 1,43% para 1,20% ao mêsAlém disso, o prazo de financiamento cresce de 36 para 42 meses, com carência de 9 meses, contra os 3 meses antes da pandemia e redução na taxa de juros da linha de capital de giro.

Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (BANDES)

Definiu suspender por 90 dias as cobranças relativas aos contratos, com vencimento a partir de abril, de empresas que atuam nos segmentos de turismo, hotelaria, bares, restaurantes e entretenimento em geral.

Goiás Fomento

A Goiás Fomento adota medidas para reduzir impactos econômicos a seus clientes, prorrogando em até 60 (sessenta) dias, o prazo de vencimento das parcelas relativas aos contratos de financiamento, vencidas em março, para os clientes adimplentes. Nesse período, também ficará suspensa a inclusão do nome ?do cliente nos órgãos de proteção ao crédito. Para a renegociação não é necessário se dirigir à agência.

Banco do Estado do Rio Grande do Sul (BANRISUL)

O Banco do Estado do Rio Grande do Sul irá conceder carência de até dois meses no pagamento de prestações de dívidas contraídas pelas empresas junto ao banco. Além disso, empreendedores que já tiverem alcançado o limite de endividamento em relação ao Banrisul poderão ampliá-lo em até 10%.

Sistemas Cooperativistas Financeiros

Sistema SICOOB

As cooperativas de crédito do Sistema?Sicoob?foram?orientadas?em nível nacional para, olhando atentamente caso a caso:

  • Reestruturar as operações dos segmentos afetados pela crise (não se trata de simples adiamento por 60 dias de parcelas a vencer);

  • Conceder crédito para o mesmo público (em condições de prazo e taxas favorecidas), especialmente para honrarem os compromissos de curto prazo e assim poderem fazer a travessia ao período de crise.

Cada cooperativa tem autonomia para tomar medidas próprias que sejam mais adequadas às características de seus territórios de atuação.

Sistema SICREDI

Como Sistema Cooperativo, o Sicredi atende às necessidades de seus associados, contribuindo para manter a atividade econômica. Por isso, estão adotando alternativas para contribuir para a redução do contágio e adotando medidas para apoio aos seus associados: 

  • Cada cooperativa singular está à disposição dos associados para analisar as necessidades de prorrogação do vencimento de dívidas nesse período de redução da atividade econômica. Serão analisados caso a caso, visando encontrar a melhor alternativa para cada associado; 

  • As linhas de crédito ativas serão mantidas com o objetivo de dar suporte aos associados e à manutenção da atividade econômica; 

  • Os meios eletrônicos de atendimento (caixas automáticos, internet banking, aplicativo) são completos e permitem a realização da maior parte das operações sem a necessidade de ida às agências, reduzindo a exposição. A recomendação é que os associados façam uso desses canais. Há também os canais telefônicos que podem ser utilizados para tirar dúvidas. 

 

Escrito pela equipe da Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros, atualizado em 02/04/2020.

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